Foi sugerido hoje o fechamento da Câmara Municipal de Rio Grande durante uma tarde de muita confusão, bate-boca, algazarra e troca de ofensas entre vereadores de diferentes partidos. Dois vereadores, de diferentes partidos, fizeram pronunciamentos desqualificando a atuação do legislativo. Em meio a acaloradas discussões sobre uma sugestão de unificação de duas secretarias municipais e criação de outra, o vereador João Dutra Júlio (‘João da Barra-Republicanos) foi à tribuna e sugeriu que fossem eliminados todos os assessores, deixando só os vereadores. Na sequência, considerou que ficaria “melhor ainda sem vereador, para ninguém ficar ganhando dinheiro público”. A fala foi finalizada de forma inesperada. O vereador disse que seria melhor fechar a Câmara de Vereadores. “Acho que a população vai apoiar”, arrematou. Ninguém contestou o parlamentar.

Já o vereador Benito Gonçalves (‘Benito Metalúrgico’-PT), colocou uma pá de cal na tentativa de recuperação da imagem do Poder Legislativo, abalada nos últimos tempos por sucessivos escândalos envolvendo parlamentares e outros agentes públicos em denúncias e investigações.

VERGONHOSO

“Vou dizer uma coisa pra vocês: está vergonhoso”, bradou Benito da tribuna ao criticar os constantes bate-bocas entre vereadores. “Ainda bem que a TV Câmara não está no ar”, completou o petista (o equipamento passa por reparos técnicos). O vereador comparou as transmissões da TV Câmara com o programa humorístico Zorra Total, da Rede Globo. Ele disse que se a Globo descobrir a TV Câmara de Rio Grande acaba com o Zorra Total e coloca a programação dos vereadores rio-grandinos “para divertir o Brasil inteiro”. O próprio vereador do PT (o mais votado nas últimas eleições) taxou de “crime” o emprego de dinheiro público para fazer o que vem sendo apresentado nas sessões da câmara. Denunciou os colegas que, segundo ele, fazem campanha eleitoral usando a estrutura da câmara. Lembrou que “cada vereador ganha mais de R$ 300 por dia para apresentar projetos que não valem pra nada”.


(Ilustração: Banco de Dados)