A Agência Nacional de Vigilância Sanitária– Anvisa e autoridades de saúde decidiram organizar uma simulação de atendimento para preparação em função do avanço do coronavírus pelo mundo.

A decisão de organizar a simulação, tomada em conjunto com a autoridade portuária, ocorreu em reunião com representantes, além da Anvisa, da secretaria local de Saúde e outros segmentos. Esta foi uma das ações definidas no encontro da coordenadora de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa/RS, Mauda Valdeci Rocha e do secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon de Barros Lemos. Segundo nota emitida pelo poder público, trata-se de um “simulado de atendimento para preparação das equipes médicas e portuárias da chegada de possível caso de suspeita de coronavírus em Rio Grande, através de embarcações portuárias”.

A agenda da autoridade da Anvisa e dos demais representantes reunidos em Rio Grande teve como principal objetivo o acompanhamento conjunto das ações desenvolvidas  junto ao Porto de Rio Grande. Representação da unidade da Anvisa no município rio-grandino acompanhou a comitiva da representante da agência na reunião emergencial de trabalho. Conforme o secretário Lemos, “é importante unir forças para enfrentar essa pandemia, que vai passar. Precisamos sair fortalecidos dessa experiência e, para isso, estamos planejando ações de prevenção e organização do atendimento”,  arrematou.

Por outro lado, a Prefeitura de Rio Grande editou decreto dispondo sobre procedimentos temporários para prevenção do coronavírus no município. A Universidade Federal do Rio Grande também adotou medidas e constituiu um comitê de monitoramento da situação.