O Centro de Comunicação Social da Marinha, em Niterói (RJ) confirmou que o comandante e o imediato de um dos seus navios testaram positivo para Covid-19. Os Oficiais estão em isolamento residencial, de acordo com os protocolos definidos pelos Ministérios da Saúde e da Defesa. A Unidade Médica da Esquadra acompanha os casos e foi realizada a descontaminação no Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia, que passou por Rio Grande há nove dias, vindo de Itajaí (SC). 

Em Rio Grande, o navio permaneceu dois dias, mas a Marinha aponta que não houve contato dos dois infectados com outras pessoas durante sua passagem pela cidade, onde está sediado o Comando do 5º Distrito NavalA descontaminação do navio foi realizada com a ajuda da Companhia de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha.

Todos os militares da tripulação estão sendo monitorados, de acordo com os protocolos, garante a autoridade naval. Interinamente um novo comandante e um imediato foram designados. Ambos, segundo a Marinha, apresentam sintomas leves e não precisaram de internação. O problema foi detectado na última quarta-feira (25) quando o navio já não estava mais em Rio Grande. Outros três integrantes da tripulação já foram testados e o resultado de dois deles foi negativo. O terceiro aguarda a liberação do resultado do exame. Os demais tripulantes do navio estão sendo monitorados. Preventivamente, trinta e seis outros tripulantes (15% da tripulação) estão cumprindo isolamento domiciliar por recomendação médica. Eles apresentaram algum tipo de sintoma respiratório leve.


(Foto: Divulgação/Arquivo/MB)