A tentativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Rio Grande de abrir estabelecimentos em meio à pandemia causada pelo coronavírus foi atacada de forma contundente em Nota Oficial pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Grande.

A nota, assinada pelo presidente Paulo Francisco Arruda, foi liberada hoje (27) à tarde e inicia apontando que a pretensão merece repúdio dos trabalhadores e da comunidade em geral. “Trata-se de uma atitude odiosa, totalmente insana e na contramão do bom senso, da responsabilidade e da preservação da vida. No momento em que as autoridades mundiais recomendam isolamento social para evitar a propagação do coronavírus, a CDL local e alguns lojistas defendem o indefensável, colocando em risco iminente os empregados e clientes, numa demonstração de menosprezo à vida”, destaca a manifestação do sindicato. A representação dos comerciários entende que a defesa da abertura de lojas em meio à pandemia que assola o planeta “é demonstração clara de apego exacerbado ao lucro, deixando de lado o grave risco de contaminação e até da morte de pessoas que devem ficar em casa, preservando a si e suas famílias, evitando a propagação do vírus”.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Grande entende que “se os lojistas defensores de tamanha agressão à vida estão economicamente preocupados, devem buscar formas de apoio, como créditos especiais junto ao governo e outras medidas criativas, mas não é admissível que pela ganância em hora de dor e medo tentem promover a exposição da saúde e da vida de quem naturalmente já sofre as consequências de sucessivas crises”.

O sindicato elevou a temperatura e classificou quem defende a abertura de lojas em meio à pandemia como gananciosos e irresponsáveis que agem de forma patética e desumana, contrariando decretos governamentais de diferentes esferas e advertências de especialistas em Saúde.
Segundo a entidade dos comerciários, no momento de pandemia, apenas serviços essenciais referidos nos decretos em vigor devem ser mantidos.

OUTRA SITUAÇÃO

O sindicato concluiu a manifestação oficial referindo que a tentativa de abrir lojas e a realização nesta sexta-feira (27) de uma irresponsável carreata, promovendo a aglomeração de pessoas, é algo que merece a condenação da sociedade e punição pelas autoridades legalmente constituídas. “Por fim, conclamamos a todos para que fiquem em suas casas, cumprindo as recomendações das autoridades de Saúde”.

LEIA MAIS NO LINK:

Lojistas de Rio Grande defendem retomada segura das atividades


(Foto: Wilson da Fonseca)