O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), desde o surgimento da pandemia de Covid-19, passou a reorganizar sua infraestrutura para internar ou dar atendimento aos pacientes encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados intensivos.

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) foi dividido em dois setores. A Área Covid-19, no chamado Acesso 2 (rua Visconde de Paranaguá esquina Comendador Vasco Vieira da Fonseca), é exclusiva para pacientes com sintomas respiratórios, enquanto a área para os atendimentos de urgência – Traumatologia, Pediatria, Obstetrícia e Avaliações Cirúrgicas, tem logística de recepção pelo Acesso 1, na Rua Visconde de Paranaguá.

ISOLAMENTO

A Área Covid-19 conta com seis leitos de enfermaria, dois leitos de isolamento com suporte intensivo e um leito de UTI Geral. Os nove leitos têm capacidade de operar ventiladores mecânicos. A área passou por reformas para a instalação de lavatórios, exaustores de ar nos leitos de isolamentos e rede de gases. Segundo a direção do hospital, foi instalada uma barreira física, isolando as áreas Covid-19 e de atendimentos de urgência. A nova área de urgência passa a ter 10 leitos de enfermaria e um leito de isolamento.
Além do SPA, outras unidades assistenciais do HU foram preparadas para o atendimento exclusivo de pacientes atingidos pelo coronavírus, tendo a Clínica Cirúrgica, com 30 leitos de enfermaria, capacidade de operar ventiladores mecânicos. A Pediatria conta com seis leitos de enfermaria, um leito de isolamento e um leito da UTI Pediátrica, totalizando oito leitos também preparados para utilizar ventiladores mecânicos.

Nesta quinta-feira (2), o HU confirmou que possui 33 ventiladores pulmonares, todos que já estavam, antes da pandemia, em uso no SPA e nas UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica. “Assim, o Hospital aguarda o envio de equipamentos pelo Ministério da Saúde para melhor estruturar os 47 leitos de atendimento exclusivo da Covid-19”, informou a governança do hospital, gerenciado através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Há alguns dias, o Centro de Operações de Emergência (COE) anunciou a suspensão temporária das visitas, bem como dos serviços eletivos de atendimento ambulatorial e cirúrgico, exames laboratoriais e de imagem. O Hospital permanece com o atendimento de suporte ambulatorial nos serviços referenciados de Alta Complexidade em gestação de alto risco, HIV/Aids e traumatologia. O HU reforça estar atuando em parceria direta com as autoridades governamentais e de Saúde.

Covid


(Fotos: HU/Ebserh)