A Unidade Básica de Saúde Prisional, em funcionamento desde março de 2013, dispõe de uma equipe multiprofissional e atua de forma 100% municipalizada junto à Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg). Durante a pandemia provocada pelo Covid-19, a UBS Prisional tem adotado medidas de prevenção na penitenciária. Segundo as autoridades sanitárias locais, o cuidado é ainda mais necessário em função da grande concentração de pessoas na Perg, representadas, em sua maioria, pela população carcerária. Existe a precaução com os trabalhadores do local, como servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e das áreas administrativa e de saúde.

O secretário de Saúde do município, Maicon de Barros Lemos, avalia que todas as ações capazes de minimizar a proliferação do vírus são de fundamental importância, principalmente em locais onde existe aglomeração de pessoas, como é o caso da Perg. “Neste momento, todas as estratégias que possam mitigar a transmissão do novo coronavírus são fundamentais. No caso da população carcerária, a transmissibilidade é muito alta, pois existe a aglomeração de pessoas. Uma vez que um dos detentos tenha a doença, podemos ter, dentro de pouquíssimos dias, uma proliferação muito grande e um aumento significativo do número de casos”, falou a autoridade em Saúde.

Entre as ações adotadas ou já desenvolvidas pela UBS Prisional no enfrentamento ao coronavírus está a higienização do presídio, em dias alternados, realizada pela Secretaria de Controle e Serviços Urbanos de Rio Grande. Também é feito o isolamento de todos os detentos que chegam à Perg por 14 dias.

PERG


(Fotos: Divulgação/SMS)