Ventos provocados por um ciclone extratropical sopraram muito forte na costa Sul do Brasil. Conforme a autoridade dos Portos do RS, um ciclone extratropical que se organizou sobre o mar, entre o litoral gaúcho e o Uruguai, provocou muita ventania no oceano. O mar muito agitado gerou ondas de até seis metros de altura no Balneário Cassino. As imagens reproduzidas pela autoridade portuária mostram o deslocamento de pedras nos Molhes da Barra de Rio Grande.

A meteorologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande aponta que, entre os dias 2 e 3 de abril aconteceu a passagem de uma frente fria associada ao deslocamento de um ciclone extratropical (centro de baixa pressão atmosférica que gira no sentido dos ponteiros do relógio), pelo litoral da região Sul do Brasil. “Essa combinação, normalmente, provoca a mudança repentina da direção do vento de Nordeste para Sudoeste.

Molhes da Barra

Como o deslocamento deste ciclone ocorreu muito próximo da costa, foram observados fortes ventos que alcançaram velocidade próximas a 90km/h na região da entrada da Barra de Rio Grande. O deslocamento estimado do ciclone vai até o domingo (5). Os dados técnicos da Boia RS-04 aparecem no sítio eletrônico do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta).