Rio Grande registrou o quinto caso de Covid-19, segundo confirmação da Prefeitura Municipal através da Secretaria local da Saúde. Conforme o secretário Maicon de Barros Lemos, trata-se de uma mulher de 60 anos que não apresenta comorbidades e reside no próprio município. Segundo a autoridade em Saúde, a paciente passa bem e está internada em Canguçu.
ATUALIZAÇÃO
Pouco mais de duas horas após a divulgação da notícia pela Prefeitura, o Site Edson Costa Repórter estabeleceu contato com o secretário Maicon de Barros Lemos da Saúde. Às 22h01, Lemos disse ao Site que a paciente possui casa também em Canguçu.“Ela mora um pouco lá e um pouco em Rio Grande”, esclareceu a autoridade. “Como ela estava em Canguçu quando apresentou os sintomas gripais, consultou naquele município, onde fez o teste, obtendo por lá o resultado”. Sobre a epidemiologia do contágio, o secretário esclareceu ao Site que as Vigilâncias dos dois municípios estão pesquisando os roteiros e contatos da paciente.
(Foto: Wilson da Fonseca)
Esta senhora foi em março justamente para se isolar do COVID-19 e la acabou se contaminando que não irei expor aqui pois conheço a familia. Mas o caso é o seguinte: Ela tem casa em Rio Grande e também em Canguçu até ainada de mais, mas este caso não deveria se computado como sendo de Rio Grande e sim de Canguçu, pois a Sec da Saúde de Canguçu já computou como sendo de la mesmo. Para o estado do RS, serão dois casos no geral, pois as duas cidades irão notificar.
A nossa cidade até o momento esta ótima, apesar de todas as birras das autoridades que só estão agindo politicamente, mas teria que haver uma explicação melhor pois importar casos não vale. Tenho um amigo que mora em Porto Alegre e tem casa la e aqui em Rg, e vem aqui cinco a seis vezes ao ano e pegou o COVID-19 em POA, será que irão computar como sendo aqui???