Três funcionários do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) testaram positivo para a Covid-19. A direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) confirmou que os três colaboradores estão em isolamento domiciliar e apresentam quadro clínico estável. Os profissionais atuam na Unidade de Diagnóstico por Imagem e a contaminação aconteceu por meio de um dos colaboradores que retornou de viagem de outro estado que não foi revelado pela instituição.
O Serviço de Saúde Ocupacional do HU afastou outros três profissionais que atuavam na Unidade e que aguardam o resultado dos testes para coronavírus. “Todos os profissionais estão sendo monitorados pela equipe do hospital e pelas Secretarias de Saúde de Rio Grande e de Pelotas”. A direção também informou ter acontecido a desinfecção da Unidade onde ocorreram os casos.
“Desde os primeiros anúncios da Covid-19 no país, o HU-Furg adotou medidas para o combate ao vírus e a preservação dos pacientes e profissionais”, garantiu.
Entre as medidas estão a implantação de Plano de Contingência do Enfrentamento à Covid-19, criação da Área Covid, com leitos exclusivos para atendimento de casos suspeitos ou confirmados e a contratação de pessoal para atuação exclusiva na Área Covid-19. Também houve restrição nos acessos de usuários e visitantes, uma forma de diminuir o fluxo no hospital, onde a entrada de pessoas é permitida somente com o uso de máscaras faciais.
ATUALIZAÇÃO
No início da noite desta segunda-feira (11), a Secretaria local da Saúde fez manifestação sobre os três colaboradores do Hospital Universitário que testaram positivo para coronavírus. A pasta informou que os casos são de uma mulher de 40 anos, que retornou do estado do Pará no dia 28 de abril e que já fazia parte da contagem de casos positivos divulgados pela Vigilância em Saúde, além de dois homens que residem no município de Pelotas e trabalham no Hospital Universitário (HU). Assim, somam para os casos confirmados da cidade vizinha onde se encontram em isolamento domiciliar.
MAIS INFORMAÇÕES
Ainda segundo a Secretaria da Saúde, o óbito de uma idosa de 80 anos que estava sob suspeita de ter ocorrido por coronavírus, teve resultado negativo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do RS nesta segunda-feira. Rio Grande registra, ainda, dois casos confirmados de outros municípios. Um dos homens tem 41 anos, proveniente de Pernambuco e o outro é um idoso, de 84 anos, oriundo de Dom Feliciano (RS). Com os últimos números, a pasta da Saúde local aponta que Rio Grande chega a 60% da taxa de ocupação em UTI.
(Foto: Banco de Dados/Site)
Nenhum comentário ainda