Rio Grande registou nesta sexta-feira (15) mais uma pessoa infectada pelo coronavírus. Trata-se do 12º caso positivo no município. Três dos infectados ainda permanecem em isolamento domiciliar, segundo a autoridade local em Saúde. Existem também doze pessoas suspeitas de Covid-19 em Rio Grande. Conforme o Site Edson Costa Repórter noticiou na tarde de hoje, 89 trabalhadores no setor portuário começaram a ser testados após o surgimento de um caso positivo em um tripulante de navio cargueiro que esteve em Rio Grande no início de maio. O navio MSC Giselle está cumprindo quarentena em área portuária em Santos (SP).

Os 89 trabalhadores de Rio Grande foram submetidos à testagem, devido à atuação em atividades desenvolvidas a partir da presença do navio em Rio Grande. Um intenso trabalho foi feito e o resultado que inicialmente era previsto para ser concluído no sábado, terminou ainda nesta sexta-feira. Dos 89 testados, apenas um trabalhador teve o resultado positivo para Covid-19, segundo garantiu a Secretaria da Saúde de Rio Grande. As equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Municipal em Saúde e Laboratório Municipal de Análises Clínicas– Lamac atuaram intensivamente nos trabalhos de testagem. O trabalhador portuário com diagnóstico positivo tem 55 anos, assintomático e sem comorbidades, informou a autoridade.

AULAS

Devido às medidas de prevenção e combate ao coronavírus, visando manter a proteção e saúde dos estudantes, trabalhadores em educação, comunidade escolar e população em geral, o Decreto Municipal n° 17.146 de hoje, assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer (PT) definiu a prorrogação do prazo de suspensão das atividades escolares no município até 30 de junho

ATUALIZAÇÃO

A direção dos Portos do RS, posteriormente à divulgação do caso, informou que foram testados 59 trabalhadores do Tecon e 29 trabalhadores portuários avulsos (TPAs) no Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado do Rio Grande– Ogmo. É do Tecon o colaborador que testou positivo para Covid-19. Conforme o diretor de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança dos Portos/RS, Henrique Ilha, “a tendência é de maior interação com pessoas portadoras da Covid-19 nos modais marítimos e rodoviários, e os protocolos de prevenção são a maior garantia de redução da disseminação enquanto o sistema de saúde se fortalece para tratar os que necessitem de mais atenção”.