Rio Grande tem mais três casos de pessoas que testaram positivo para coronavírus. Neste segundo dia de junho, a Vigilância Epidemiológica do município informou que o número aumentou para 46, computados todos os casos surgidos desde o início da pandemia. Contudo, 21 já estão recuperados. Dos 25 ainda com a doença, “22 estão em isolamento domiciliar”, garante a Prefeitura, e dois seguem internados. Rio Grande já teve um óbito por Covid-19. Nesta terça-feira há 16 pessoas com suspeita da doença em Rio Grande. Os casos de coronavírus confirmados nesta terça-feira são o de uma mulher de 36 anos e uma idosa (62). A idosa não tem atividade profissional. A Prefeitura não sabe informar a ocupação da paciente de 36 anos. Já o homem tem 29 anos, ocupação também não informada. Nenhum dos três pacientes apresenta comorbidades.

OUTRO DECRETO

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, do PT, no final da tarde desta terça-feira (02), editou mais um dos decretos decorrentes da pandemia de coronavírus. O decreto nº 17.183 é o que a Prefeitura denominou de complemento ao Decreto 17.172. Dentre outros setores, os trabalhadores que atuam no ‘Camelódromo’ de Rio Grande vinham solicitando medidas do Executivo em relação ao seu funcionamento.
Agora, Lindenmeyer autorizou o funcionamento do comércio informal no município. Conforme o governo local, a alteração considera a existência de locais organizados para a prática e a abrangência da atividade “que é responsável pelo sustento de diversos profissionais e trabalhadores”, referiu a Prefeitura, em nota.

O prefeito decidiu estabelecer algumas regras específicas para os empreendimentos que concentram esse tipo de comércio. Um dos dispositivos é o horário de funcionamento, das 10h às 19h, e cada unidade poderá trabalhar com no máximo um atendente. No máximo 50% das unidades poderão ser abertas por dia, o que deverá ser apresentado em um plano de revezamento. Quanto aos complexos, será permito o ingresso de no máximo 30% da sua capacidade. Cartazes informando a capacidade permitida de pessoas deverão ser colocados em cada um dos acessos aos locais. O prefeito deliberou no decreto assinado hoje que será necessário “manter corredores de acesso às unidades sempre livres”. Será obrigatório colocar recipientes com álcool em gel em todos os corredores.


(Foto: Wilson da Fonseca)