“A medição do distanciamento é feita quando alguém se afastar mais que um raio de 400 metros da residência”. Esta foi a explicação do secretário de Coordenação e Planejamento de Rio Grande, Roque Werlang, para a contratação da empresa de Tecnologia da Informação “In Loco”, responsável por medir o índice de distanciamento social no município durante a pandemia. “Os números vão ser divulgados todos os dias, a partir dessa semana”, anunciou Werlang. Ontem (1º) a situação já foi monitorada pela empresa.

Segundo o governo municipal, “após diversas reuniões com a “In Loco”, a Prefeitura constatou que “a empresa possuía capacidade técnica e elementos fundamentais para o combate ao vírus, nas frentes de monitoramento e distanciamento social”. A duração do contrato é de três meses, mas poderá ser renovado. Uma nota da administração municipal refere apenas que, “em 15 de maio, o prefeito Alexandre Lindenmeyer assinou um Termo de Doação junto à empresa”. A mesma nota aponta que a utilização do aplicativo contratado da empresa “In Loco” tem a medição acompanhada pela Prefeitura.

OS CELULARES

“Os dados são captados do movimento dos celulares que abrigam aplicativos conveniados com a empresa e não disponibilizam nenhuma informação individual, somente o resultado global do distanciamento social”, explica o secretário da Prefeitura, Roque Werlang.


(Foto: Wilson R. da Fonseca)