A Farmácia Municipal de Rio Grande não vai distribuir a hidroxicloroquina para tratar pessoas com Covid-19. O anúncio foi feito pela Prefeitura nesta segunda-feira (08), justificando que “embora liberados por parte do governo federal, os medicamentos (cloroquina e hidroxicloroquina) ainda não possuem comprovação científica em relação ao seu uso para o tratamento da Covid-19”.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Maicon de Barros Lemos, a farmácia básica municipal não está realizando a distribuição do remédio. “O medicamento só será distribuído por via municipal uma vez que estiver comprovada a sua efetiva eficácia através de experimentos científicos que comprovem a utilidade para o tratamento de Covid-19”, afirmou. A medicação está sendo distribuída diretamente pelo Ministério da Saúde para hospitais onde existem pacientes internados em Ala Covid e UTI Covid-19.

MAIS INFORMAÇÕES

A farmácia estadual que serve Rio Grande (conhecida como a Farmácia de Medicamentos Especiais) também não recebeu e nem está distribuindo o medicamento, garante o secretário Lemos. “Estudos internacionais não comprovaram, até agora, a eficácia do remédio”, aponta a autoridade em Saúde. O secretário enfatiza que “o próprio documento federal que libera o uso do medicamento em pacientes com Covid-19 afirma que não existe garantia de cura na sua utilização, e que a medicação, que é de uso controlado, pode levar à morte”.

NOVO CASO

Uma mulher de 40 anos é o 52º caso de paciente com Covid-19 em Rio Grande. A informação foi dada nesta segunda-feira (08) pela Vigilância Epidemiológica. A Prefeitura referiu que se trata de uma trabalhadora do setor de alimentação e já está em isolamento domiciliar.


(Foto: Divulgação)