Neste sábado (20) Rio Grande passou de 112 para 127 casos positivos de coronavírus. Foram quinze casos confirmados hoje, informou à noite a autoridade municipal em Saúde. Deste total, 29 pacientes permanecem em isolamento domiciliar e 96 já alcançaram a recuperação. O município contabiliza dois óbitos por Covid-19. A Vigilância Epidemiológica confirmou também que há dois óbitos que podem ter ocorrido por coronavírus. Eles são tidos no momento apenas como suspeitos. Já são 1.032 os casos descartados para Covid-19 até agora. Neste sábado, treze pessoas de Rio Grande têm suspeita de contaminação.

Desde que a contagem passou a ser feita na pandemia, o dia que mais pessoas testaram positivo foi hoje, dez homens e cinco mulheres. Uma mulher, sem exercer ocupação profissional e um comerciante de 58 anos fazem parte dos novos casos, ambos com comorbidades a exemplo de um idoso, aposentado, de 85 anos. Um trabalhador de 48 anos, ajudante de produção, e outro de 20, auxiliar administrativo, ambos sem comorbidades, foram infectados também. Um operador portuário, 58 anos, e um operador de máquinas, 29 anos, não possuem comorbidades, conforme a Vigilância.

Um pastor, de 37 anos e uma mulher (sem exercício profissional) com 57 anos, integram a relação dos que testaram positivo neste sábado, ambos apresentando comorbidades. Duas mulheres também foram infectadas, uma com 51 anos, que atua em serviços gerais, sem comorbidades e outra de 55 anos, autônoma, profissional da área da Cultura que apresenta comorbidades. Um carpinteiro de 33 anos e um engenheiro, 38 anos, não têm comorbidades. Estes treze pacientes estão em isolamento domiciliar. A autoridade municipal em Saúde informou que duas outras pessoas testaram positivo para coronavírus, mas já se recuperaram. Os casos são o de um trabalhador de serviços gerais, 26 anos, e de uma mulher de 40 anos, também com atuação em serviços gerais, ambos sem comorbidades.

NOS HOSPITAIS 

Em situação hospitalar, na Santa Casa, a autoridade informou que há oito pacientes na UTI Covid-19, quatro que já testaram negativo, três com suspeita e um positivo “importado”, 58 anos, do município de Piratini. Já na chamada Unidade Covid-19, o registro é de seis pacientes internados, sendo quatro com suspeita e dois confirmados para coronavírus (um portador “importado”, de Camaquã e outro de Rio Grande). Na área Covid-19 do Pronto-socorro da Santa Casa há um paciente em avaliação na noite deste sábado. No local é onde consta o registro de dois óbitos suspeitos, ambos de Rio Grande, sendo uma mulher de 48 anos, com comorbidades, e outra de 77 anos, sem comorbidades. No SPA-Covid do Hospital Universitário (HU/Furg) há três pacientes, dois com suspeita e um confirmado para coronavírus. Rio Grande, segundo a autoridade local em Saúde, já atingiu 80% da taxa de ocupação em leitos de UTI.

ATUALIZAÇÃO

Às 21h17, o secretário municipal da Saúde, Maicon de Barros Lemos, confirmou ao Site Edson Costa Repórter que dos pacientes que testaram positivo neste sábado, dois pertencem ao grupo de funcionários contaminados da empresa Rio Grande Fertilizantes. Conforme o secretário Lemos, outros dois infectados daquele grupo foram incluídos na relação do município do dia 17 e outro no dia de ontem, sexta-feira. Os outros três são do município de Pelotas e não entram na contagem local, explicou o secretário. Nesta semana a empresa confirmou terem sido infectados pelo vírus oito de seus trabalhadores. A Rio Grande Fertilizantes afastou os trabalhadores, mas teve que explicar a razão de não ter informado o fato imediatamente à autoridade municipal em Saúde.


(Foto: Wilson da Fonseca)