A Santa Casa de Rio Grande que possui leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes de coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pode dispor de valioso apoio do projeto de consultoria Tele-UTI Covid-19, do Ministério da Saúde. Por meio de uma linha telefônica disponível 24 horas por dia, médicos intensivistas podem fazer consultas com as equipes de consultores dos hospitais de excelência. Fazem parte do projeto o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einsten e Hospital Sírio-Libanês, todos de São Paulo, além do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.
Conforme informou a r responsável pela iniciativa no âmbito da Secretaria da Saúde/RS, Andrea Leusin de Carvalho, o objetivo do projeto é auxiliar as equipes médicas, transmitindo informações baseadas em evidências científicas e disponibilizando protocolos atualizados para o manejo da Covid-19. “Durante o atendimento, os profissionais podem tirar dúvidas sobre condução dos casos por meio de telefone ou vídeo”, afirma. Entre as equipes das UTIs e os consultores são realizadas videoconferências diárias, ocasiões em que discutem, por exemplo, sobre casos de insuficiência respiratória aguda grave e de Covid-19.
FLUXO DE PACIENTES
A iniciativa também auxilia no gerenciamento do fluxo de pacientes, estabelecendo critério de admissão e alta da UTI. “Além do mérito de fornecer ao paciente o tratamento de excelência, com as melhores evidências científicas do momento, estas consultas on-line contribuem para diminuir o tempo de internação nas UTIs, favorecendo o giro dos leitos, fator importante durante a pandemia”, avalia Andrea de Carvalho. O critério de inclusão dos hospitais é ter no mínimo dez leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19.
A AUTORIDADE LOCAL
Ao Site Edson Costa Repórter, o secretário municipal da Saúde, Maicon de Barros Lemos, disse que a medida se reveste de grande importância. Para Lemos, “a troca de experiências com outros centros de tratamento intensivo representa um ganho na luta contra a Covid-19”. A Secretaria da Saúde noticiou à Santa Casa ontem (22) à noite a ferramenta apoiada pelo governo gaúcho a partir do suporte oferecido pelos grandes hospitais participantes do projeto.
(Foto: Banco de Dados/Site)
Nenhum comentário ainda