A Secretaria Estadual da Saúde e o Exército Brasileiro concluíram nesta segunda-feira (31) a distribuição de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares para a realização dos procedimentos de intubação nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Desde quinta-feira (27), o 4º Grupamento Logístico do Comando Militar do Sul vem percorrendo as estradas gaúchas para levar cerca de 34 mil medicamentos a 77 hospitais de todas as regiões. A Santa Casa de Rio Grande e o Hospital Universitário (HU-Furg) estão entre as entidades que receberam medicamentos, informou a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann. Pela terceira vez esse tipo de operação foi realizado durante a pandemia de Covid-19. Em julho, foi constatado o risco de escassez dos sedativos, e o Governo do Estado distribuiu os medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde, auxiliando os hospitais a manter os estoques do chamado “kit intubação”.
Os lotes foram comprados pelo Governo Federal. A Secretaria da Saúde/RS definiu os hospitais contemplados e o volume de medicamentos a ser distribuído com base em um relatório semanal realizado junto às instituições hospitalares. Em cada relatório consta a quantidade de sedativos em estoque na entidade. Com esta entrega, foram mais de 150 mil unidades de anestésicos e relaxantes musculares distribuídos aos hospitais gaúchos. A remessa mais recente foi composta pelos medicamentos Dexmedetomidina (8.905 unidades), Rocurônio (9.640 unidades), Suxametônio (6.660 unidades) e Midazolam (8.650 unidades). A secretária da Saúde, Arita Bergmann, lembra que a responsabilidade de compra desses remédios é dos próprios hospitais. Porém, diante da pandemia da Covid-19 e da dificuldade de compra desses insumos em todo o país, a pasta estadual está buscando alternativas para a sua aquisição a fim de manter os pacientes graves assistidos.
INFECTADOS
Rio Grande teve registrados nesta segunda-feira (31) mais 51 casos de pessoas com Covid-19, dentre eles duas crianças de apenas oito meses. As meninas estão em isolamento domiciliar. Desde o começo da pandemia, o município já contabiliza 2.549 casos. Deste total, 2.311 chegaram à cura. Na UTI Covid-19 da Santa Casa, na noite desta segunda-feira, oito dos dez leitos estão ocupados. Na chamada UTI Covid-19 Nova (Hospital de Cardiologia) dos dez leitos, a situação é a mesma, com 80% de ocupação.
(Foto: Divulgação pelo RS/SES)
É o governo está se esforçando, verbas liberadas p hospitais, e agora medicações (intubações) pela 3a vez. Esperamos que consigamos perceber algum resultados mais positivo pra tratamento do povo, que surja de maneira muito mais eficaz.
Espero que o MP não precise ter de ficar interferindo para impor melhor infraestrutura e tratamento com categoria, visto que, existem os ditos “3 consultings”, para trabalhar e, efetivamente começarem a mostrar a que vieram, porque deve estar fechando uns dois anos nessa gestão, tempo suficiente pra terem mostrado muito bons resultados, suponho.
Rio Grande precisa realmente mudar, até porque merece muito mais, do que só mais.
Está muuito mais do que na hora de o povo voltar a ter assistência, mas de de categoria e automaticamente um pouco de paz.
Afinal, o caos foi muuito grande, uma hora as coisas precisam começar a virar a favor de quem mantém tuudo nesse país, o povo.
Principalmente, como forças pra nós, o povo traumatizado, e muito marcados pelo pânico com taantas mortes na pandemia, e que ainda continuam acontecendo diariamente.
Grata, Edson, por sempre nos informar.
Abraço.