A Secretaria Estadual da Saúde e o Exército Brasileiro concluíram nesta segunda-feira (31) a distribuição de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares para a realização dos procedimentos de intubação nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Desde quinta-feira (27), o 4º Grupamento Logístico do Comando Militar do Sul vem percorrendo as estradas gaúchas para levar cerca de 34 mil medicamentos a 77 hospitais de todas as regiões. A Santa Casa de Rio Grande e o Hospital Universitário (HU-Furg) estão entre as entidades que receberam medicamentos, informou a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann. Pela terceira vez esse tipo de operação foi realizado durante a pandemia de Covid-19. Em julho, foi constatado o risco de escassez dos sedativos, e o Governo do Estado distribuiu os medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde, auxiliando os hospitais a manter os estoques do chamado “kit intubação”.

Os lotes foram comprados pelo Governo Federal. A Secretaria da Saúde/RS definiu os hospitais contemplados e o volume de medicamentos a ser distribuído com base em um relatório semanal realizado junto às instituições hospitalares. Em cada relatório consta a quantidade de sedativos em estoque na entidade. Com esta entrega, foram mais de 150 mil unidades de anestésicos e relaxantes musculares distribuídos aos hospitais gaúchos. A remessa mais recente foi composta pelos medicamentos Dexmedetomidina (8.905 unidades), Rocurônio (9.640 unidades), Suxametônio (6.660 unidades) e Midazolam (8.650 unidades). A secretária da Saúde, Arita Bergmann, lembra que a responsabilidade de compra desses remédios é dos próprios hospitais. Porém, diante da pandemia da Covid-19 e da dificuldade de compra desses insumos em todo o país, a pasta estadual está buscando alternativas para a sua aquisição a fim de manter os pacientes graves assistidos.

INFECTADOS

Rio Grande teve registrados nesta segunda-feira (31) mais 51 casos de pessoas com Covid-19, dentre eles duas crianças de apenas oito meses. As meninas estão em isolamento domiciliar. Desde o começo da pandemia, o município já contabiliza 2.549 casos. Deste total, 2.311 chegaram à cura. Na UTI Covid-19 da Santa Casa, na noite desta segunda-feira, oito dos dez leitos estão ocupados. Na chamada UTI Covid-19 Nova (Hospital de Cardiologia) dos dez leitos, a situação é a mesma, com 80% de ocupação.


(Foto: Divulgação pelo RS/SES)