As reclamações diárias sobre a operação das lanchas na travessia de passageiros entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte parecem longe do fim. Historicamente, os problemas existem, e na pandemia de Covid-19 o sistema continua gerando transtornos a muitos usuários, principalmente trabalhadores. Não ter lancha disponível em alguns horários e os costumeiros atrasos sempre geraram protestos, mas na pandemia, a medida adotada pela empresa Transnorte Transporte Aquaviário, operadora do sistema, desagrada ainda mais os usuários. São saídas antes da hora estipulada e anunciada nas plataformas de informação aos usuários.

Nesta segunda-feira (31), a lancha que deveria partir às 13 horas da hidroviária de Rio Grande, zarpou bem antes, deixando mais de vinte pessoas à espera da próxima embarcação, às 14 horas. Entre os prejudicados estava um médico residente em Rio Grande que atende também em São José do Norte, com consultas marcadas no vizinho município. O médico chegou sete minutos antes e a lancha tinha partido. Com muita frequência, a partida das lanchas acaba sendo antecipada, deixando na hidroviária usuários que mesmo chegando bem antes, encontram o cais de atracação vazio.

CONTRAPONTO

Site Edson Costa Repórter fez contato com a empresa Transnorte. A assessoria reconhece a existência do problema, mas alega não ter como resolver, pois cumpre decisão das autoridades. Ressalta que desde março foram feitos vários ajustes, alterando o esquema operacional. Segundo declarou a Transnorte ao Site, como durante a pandemia as lanchas têm permissão para navegar apenas com 50% da lotação máxima, quando a capacidade é preenchida desatracam e iniciam a travessia. Pela alegação da empresa, “as pessoas que já estão a bordo da embarcação não podem ficar aguardando a questão protocolar de horário programado”.

A empresa faz sua defesa enfatizando que recentemente acrescentou mais cinco viagens diárias na tentativa de suprir a demanda. A travessia é regulada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que tem recebido muitas reclamações sobre o serviço prestado no transporte de passageiros entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte.


(Foto: Site Edson Costa Repórter)