As Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do sistema hospitalar de Rio Grande têm desafogo com a informação dada hoje em Porto Alegre através da Secretaria Estadual da Saúde. Muitos pacientes de Canguçu, em estado grave, são trazidos para tratamento na Santa Casa e no Hospital Universitário (HU-Furg). Rio Grande e Pelotas, principais municípios garantidores do suporte de terapia intensiva passam a contar com o reforço do Hospital de Caridade de Canguçu que recebeu nesta terça-feira (1º), autorização para a reabertura de 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A Vigilância Sanitária da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) concedeu o alvará para o funcionamento dos leitos (foto) que estavam fechados desde 2015. Conforme a coordenadora do órgão regional de Saúde, Caroline Torres Hoffmann, a previsão é quem já no próximo dia nove os leitos comecem a receber pacientes. “A reabertura desses 10 leitos de UTI geral no Hospital de Canguçu soma tanto para a região quanto para o Estado”, disse Caroline Hoffmann.

PANDEMIA

Rio Grande tem até a noite deste primeiro dia de setembro 113 mortes e 2.631 casos de pessoas que foram infectadas pelo vírus da Covid-19, desde o começo da pandemia. A Vigilância Epidemiológica local confirmou que hoje ocorreu mais uma morte. Trata-se de um aposentado, sintomático, de 89 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica. No dia 22 de agosto, o idoso teve seu nome incluído na relação dos casos confirmados de Covid-19.

Nesta terça-feira mais 82 pessoas ingressaram oficialmente na listagem geral dos contaminados com o novo coronavírus. Do total de 2.631 casos registrados até agora, 2.353 alcançaram a recuperação. A UTI Covid-19 da Santa Casa tem oito dos dez leitos ocupados. Na chamada ‘UTI Covid Nova’, no complexo de Cardiologia, a taxa de ocupação também é de 80%, com igual número de leitos.


(Foto: SES/RS)