O Hospital Universitário (HU-Furg) teve 20 leitos habilitados para tratamento de Covid-19. São 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de enfermaria, com suporte ventilatório pulmonar. Os leitos são destinados ao tratamento exclusivo de usuários do Sistema Único de Saúde– SUS. A estrutura foi habilitada em caráter excepcional e temporário e já está em funcionamento na Enfermaria Covid-19. Com a habilitação, o HU, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares– Ebserh passa a receber recursos orçamentários específicos, tendo seus leitos regulados pela Secretaria Estadual de Saúde. Rio Grande, que contava com 20 leitos Covid-19 de UTI Adulto, passa a ter 30, o que segundo a direção do hospital, representa um acréscimo significativo na oferta de atendimento intensivo aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

A superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, disse que o perfil dos pacientes internados em 2021 mudou. “Agora, os casos são bem mais graves e, na maioria das vezes, necessitam de ventilação mecânica e de cuidados intensivos”. A situação, segundo a superintendente, levou o HU a solicitar a habilitação dos leitos da Enfermaria Covid-19 para atuar como UTI Covid-19 e como leitos de suporte ventilatório pulmonar.

SUPORTE INTENSIVO

Além dos 20 leitos habilitados hoje, o que já foi publicado no Diário Oficial da União, o HU-Furg continuará o atendimento de Covid-19 em leitos não habilitados. No Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 (SPA Covid), são seis leitos de enfermaria e dois leitos de isolamento com suporte intensivo, totalizando oito leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos. Já na UTI Pediátrica são quatro leitos. A UTI Neonatal conta um leito enquanto a UTI Geral Adulto disponibiliza seis leitos. Na Maternidade existem dois leitos e há leitos de isolamento, para atendimento de pacientes Covid-19 nas demais unidades assistenciais. A superintendente Sandra Brandão reforça que “mesmo com os leitos habilitados, a UTI Geral, que hoje atende somente pacientes com coronavírus, seguirá funcionando da mesma maneira até a redução dos casos graves”. Atualmente, o HU tem uma média de 15 pacientes com coronavírus internados e intubados por um longo período. Com a baixa nas internações será possível retornar ao funcionamento normal da UTI Adulto, recebendo pacientes que necessitam de cuidados intensivos com outras doenças.

(Foto: HU/Ebserh)