A Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI Geral) do Hospital Universitário– HU-Furg voltará a atender pacientes não Covid-19. No último mês de março, devido ao aumento de casos de coronavírus na região e à necessidade de ampliar o número de leitos intensivos, a UTI Geral do HU passou a atender exclusivamente pacientes graves infectados por Covid-19.

A medida, inicialmente, foi adotada pelo prazo de dois meses, complementando os leitos intensivos disponíveis em Rio Grande. No entanto, o HU-Furg manteve sua UTI Geral, com atendimento exclusivo para coronavírus por quatro meses, mesmo não sendo credenciada como Unidade Covid-19 nos organismos oficiais controladores. Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares– Ebserh, o próprio HU custeou as altas despesas do tratamento especializado para a doença, assumindo a diferença entre os valores recebidos pela unidade não credenciada e os valores gastos com os pacientes Covid. Além disso, a falta de medicamentos no mercado nacional impactou na manutenção do atendimento, já que os pacientes Covid-19 consomem mais medicamentos do que pacientes intubados por outras doenças ou os que realizam procedimentos.

O superintendente em exercício, Fábio Lopes, disse que com o avanço da pandemia, o hospital mudou drasticamente seu perfil de atendimento, passando a receber, predominantemente, adultos jovens e em estado grave, chegando a 100% de ocupação dos leitos de UTI, com pacientes em ventilação mecânica. Houve um aumento exponencial do consumo de insumos e medicamentos do kit intubação, como sedativos, bloqueadores neuromusculares e anestésicos. “No entanto, enfrentamos dificuldades para comprar essas medicações, em razão da escassez no mercado, provocando a baixa em nossos estoques e, até mesmo, a falta de alguns medicamentos”, citou Lopes. No dia 1º de julho, a UTI Geral deixou de receber pacientes Covid-19. Após a liberação da Unidade, será realizada a desinfecção do local que voltará a atender a população em geral, fora das doenças relacionadas ao coronavírus.

ESTRUTURA 

O Hospital Universitário mantém todos os leitos Covid-19, no total de 42, divididos em UTI Pediátrica (04), UTI Neonatal (01), Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 (06 mais 02 de retaguarda), Pediatria (03), Maternidade (02) e Enfermaria Covid-19 (10 UTI Covid, 10 com suporte ventilatório e 04 de retaguarda). Além disso, há leitos de isolamento, para atendimento de pacientes suspeitos ou positivos para coronavírus nas demais unidades assistenciais.

(Foto: UCS HU-Furg)