O Porto marítimo de Rio Grande terá novo operador portuário, a empresa Livenport, que recebeu o certificado de habilitação. A Livenport resulta da união de experiências entre os empresários Aquiles Francichette, diretor-presidente da empresa Insumotec, e José De Nadal, graduado em Comércio Exterior e com expertise em consultoria para operadores portuários no Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o maior foco da empresa será a movimentação de graneis agrícolas e de fertilizantes. Para viabilizar a atuação, a Livenport está investindo R$ 5 milhões com a aquisição de três funis de fluxo e quatro grabs, estruturas conhecidas como ‘conchas’. Elas servem para retirada da carga do porão do navio que em seguida é levada até o caminhão em solo. “A decisão de disponibilizar ao mercado um novo operador portuário levou em consideração o aumento das movimentações no porto rio-grandino e pelo fato de haver espaço para uma terceira empresa”, explicou Nadal. A aquisição dos equipamentos representa a chamada Fase 1 do projeto de implantação, que deverá ser ampliado gradativamente com a compra e importação de guindastes móveis.

Para a atuação de um operador é necessário obter o certificado de habilitação emitido pela autoridade portuária após a análise de uma série de requisitos, como expertise na área de atuação. Serão gerados 15 empregos diretos e outros 30 postos de trabalho indiretos que contribuirão para o desenvolvimento da economia local e geração de impostos. A experiência dos executivos na área pode atrair novas operações para o Porto de Rio Grande, contribuindo para o crescimento da cadeia de serviços disponíveis no cais público. 

Livenport

Clique para ampliar

(Fotos: Divulgação/Livenport)