O Hospital Santa Casa de Rio Grande resolveu desabilitar a enfermaria de atendimento clínico que atendia pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19. O hospital, em nota, justificou a medida anunciando ter havido redução no número de internações na unidade. O espaço será agora readequado para voltar ao atendimento geral de pacientes. A Santa Casa sustenta que, em 2021, a média mensal foi de 150 pacientes internados. A mesma nota afirma que, de julho até os últimos dez dias, foi notada expressiva redução no número total de pacientes internados, principalmente de casos positivos para o vírus da Covid-19. 

OS NÚMEROS 

Ao todo, no mês de julho, ocorreu a internação de 128 pacientes. Já durante o mês de agosto, até ontem (26), dia do fechamento da unidade, o registro foi de 52 pacientes internados. “Destes, 71% eram negativos”, pondera a Santa Casa. Nos últimos dez dias, dos 30 leitos disponibilizados, 15 estavam ocupados, sendo que, apenas cinco pacientes eram portadores do vírus. A explicação da cúpula diretiva do complexo refere que o atendimento clínico, que consiste na assistência de casos leves e moderados, a partir de agora, fica referenciado ao Hospital Universitário (HU-Furg) e o atendimento intensivo, dos casos graves, permanece com a Santa Casa, nas duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) disponibilizadas pela entidade.
A direção da Santa Casa, contudo, demonstra em sua nota explicativa certa cautela ao afirmar que “apesar da desabilitação da unidade, a mesma poderá ser reativada, caso ocorra novamente o avanço no número de casos”. Além disso, a instituição manterá leitos de isolamento à disposição, conforme a necessidade. Neste momento a estrutura passará por uma desinfecção para em breve retomar o atendimento geral de pacientes.

 

 

(Foto: ACSCRG/Divulgação)