Uma das mais modernas aeronaves de busca e salvamento, do mesmo tipo empregado em resgates de atingidos pela tragédia de Brumadinho (MG), já está em Rio Grande para auxiliar em importantes operações.
SAIBA MAIS
Numa cerimônia (foto) realizada no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul, com a presença do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, e do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, o Comando do 5º Distrito Naval recebeu o controle operativo de uma aeronave UH-15 “Super Cougar”. A aeronave permanecerá na estação de operação sediada em Rio Grande, até setembro desse ano. O potente instrumento aeronaval proverá um significativo incremento nas capacidades operativas, logísticas e de busca e salvamento na região.
O “Super Cougar” pode proporcionar um afastamento de terra sobre o mar de 150MN (277KM), opera em condições meteorológicas de voo por instrumentos (IMC) e é possuidor de modernos sistemas. Tais características evidenciam potencial emprego na salvaguarda da vida humana no mar, constituindo importante meio aeronaval da estrutura do Salvamar Sul (Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Região Sul) que abrange os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Adicionalmente, será empregada em apoio conjunto com as unidades navais e de Fuzileiros Navais, além de atuação em atividades de inspeção naval, transporte administrativo, transporte de carga, combate a incêndio, apoio humanitário e em inúmeras outras ações de emprego geral. O 5º Distrito Naval sustenta que a aeronave UH-15 Super Cougar é aparelhada o suficiente para garantir de forma robusta o suporte às atividades operativas da Marinha no sul do Brasil.
(Foto: 5º DN)
Nenhum comentário ainda