O Hospital de Ensino Prof. Miguel Riet Corrêa Júnior – nome que homenageia o primeiro diretor da Faculdade de Medicina do Rio Grande e primeiro diretor da instituição, completa nesta terça-feira (29) seu 46º aniversário. Com a intenção de oferecer um ensino de qualidade na área da saúde, em 1966, surgiu o Hospital de Ensino em Rio Grande. Por ser um sonho, ele foi alocado em um pavilhão de isolamento da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande. Hoje, em nota, a direção do HU-Furg referiu que foram 10 anos de trabalho e conquistas até a emissão da “certidão de nascimento”, por meio da Portaria da Reitoria da Furg nº 233, de 29 de março de 1976, assinada pelo reitor Eurípedes Falcão Vieira. “Nosso reconhecimento aos profissionais que amam, lutam e ousam sonhar e realizar ações que favorecem o ensino, a pesquisa e o atendimento à população de Rio Grande e Região”, mencionou a direção do HU-Furg.  

Atualmente dirigido por Sandra Brandão, o hospital em 26 de abril de 1991 a partir de portaria do MEC passou a adotar a nomenclatura de Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (HU) – único hospital público federal da Microrregião Litoral Lagunar, que abrange as cidades de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Em 1995, o empreendimento ganhou novos contornos com a inauguração da Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. A nova estrutura, junto ao hospital, melhorou as condições dos cursos de graduação e de pós-graduação de Medicina e Enfermagem. Em 26 de outubro de 2004, com a certificação recebida dos Ministérios da Saúde e da Educação como “Hospital de Ensino”, o HU entrou em um programa de reestruturação que mudou seu perfil (gestão, ensino e modelo assistencial) e financiamento (previsão orçamentária), objetivando maior inserção no Sistema Único de Saúde (SUS). Já em 2010, o HU teve a pactuação com o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), destinado à reestruturação e revitalização dos Hospitais das Universidades Federais. Com os recursos do Rehuf foi possível realizar diversas obras e adquirir novos equipamentos hospitalares. Como consequência, em 14 de março de 2011, o HU passou a atender seus usuários exclusivamente pelo SUS, ou seja, sem convênios ou pagamentos particulares. O Conselho Universitário da Furg, em 14 de agosto de 2014, decidiu pela aprovação de indicação propondo a adesão da Universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O contrato foi assinado em 23 de julho de 2015 e no dia 14 de agosto, uma Resolução oficializou a abertura de filial da Ebserh no município de Rio Grande.  

Ao completar 46 anos dedicados à saúde e à formação de novos profissionais, o HU-Furg possui 231 leitos vinculados ao SUS. Hoje, há em atividade 205 estagiários, 80 residentes, além de 797 empregados Ebserh, 333 servidores Furg e 324 colaboradores terceirizados. “Hoje temos um hospital financeiramente estável, que se sustenta, com administração independente. Crescemos muito e iremos crescer mais”, mencionou a superintendente Sandra Brandão. 

 

(Foto: Divulgação/HU-Ebserh)