O bispo emérito católico Dom José Mário Stroeher foi o nome encontrado para dirigir os destinos da Santa Casa no próximo mandato. A confirmação foi dada neste sábado (30) ao Site Edson Costa Repórter pelo próprio bispo Stroeher. O pastor luterano emérito Ruben Bonato, atual integrante da presidência do hospital, continuará na composição.
Terminou ontem (29) o prazo legal para os interessados apresentarem chapas à eleição, marcada para o dia 14 de dezembro. Segundo o bispo, atual presidente da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande, apenas uma chapa, liderada por ele, foi apresentada. O bispo informou que o nome da chapa é “Renovação e Sustentabilidade”. Ainda segundo Stroeher, “a chapa é dos Amigos da Santa Casa”. A Comissão Eleitoral ainda não se manifestou publicamente, mas o bispo informou ao Site que os principais nomes são os de Ruben Bonato (1º vice-presidente) e Sebastião Alves como 2º vice-presidente.
O bispo emérito declarou dias atrás que seu propósito não era o de concorrer. “Havia insistência para eu concorrer liderando uma chapa”, disse.

A ELEIÇÃO

Será no Hospital de Cardiologia a eleição da nova cúpula da Santa Casa, no dia 14 de dezembro, entre 08 e 12 horas, por voto secreto e em chapa completa, para todos os cargos. Além da escolha do novo Conselho de Administração, serão eleitos os membros dos conselhos Fiscal e Consultivo. Voto por procuração não será admitido, avisou a Comissão Eleitoral. Encerrado o prazo de inscrição, e com no mínimo dez dias de antecedência, a listagem dos sócios aptos ao voto será afixada na sede da Santa Casa junto com o edital contendo os nomes dos concorrentes. A partir daí, quem quiser impugnar qualquer candidato terá o prazo de dois dias.