Uma corrente de solidariedade está tornando possível a confecção de uniformes para profissionais e pacientes do Hospital Universitário– HU de Rio Grande, em meio à pandemia de Covid-19. A ação reúne esforços de empresas, entidades e voluntários.

Inicialmente, estão sendo confeccionados 300 uniformes de uso privativo para os profissionais, compostos por blusa e calça, além de 300 pijamas e 40 camisolas infantis, para pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. São mais 300 aventais/capotes para profissionais da linha de frente e 700 máscaras de tecido, para uso geral. Do total necessário falta ainda confeccionar 150 pijamas para pacientes e 200 aventais/capotes. Segundo informou o HU-Furg, é grande a demanda por uniformes, pois parte deles estará em uso, outra sendo lavada e o restante, de reserva para as trocas. A missão é coordenada pelo Setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital Universitário.

PROTEÇÃO

Os uniformes utilizados pelos profissionais de saúde têm papel importante em sua proteção, diminuindo o risco de contaminação, ressalta o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Ebserh. A produção do material conta com as instalações do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e a parceria de empresas, entidades e voluntários. Segundo a assessoria do HU, a ação também representa uma forma de geração de renda para as três costureiras contratadas que utilizam a estrutura e maquinário cedidos pelo CCMar. Outras seis costureiras são voluntárias e atuam em casa, com logística própria. Além do CCMar, a ação teve o apoio da empresa Bianchini S/A, que realizou a doação de grande parte do tecido para confecção dos enxovais e da Associação das Amigas do HU e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial– Senac, no suporte para o pagamento da mão de obra. A criatividade foi além, usando os retalhos de tecido na confecção de máscaras de proteção.

ALIMENTOS

O CCMar vem colaborando periodicamente com a doação de hortaliças para o HU-Furg e Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. Os produtos são colhidos da horta orgânica do CCMar, mantida pelo curso de Fundamentos e Práticas de Agricultura e Meio Ambiente, que atende jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. O curso é realizado por meio de uma parceria do CCMar com as empresas Yara Brasil Fertilizantes, Sagres Agenciamentos Marítimos e Embrasmaqui. “Diante do novo cenário, o Centro está integrado com as ações que auxiliem no combate à pandemia, disponibilizando sua infraestrutura, conhecimentos e buscando parceiros para apoiar ações em prol da saúde da comunidade”, disse o diretor do CCMar, Lauro Barcellos.


(Foto: Wilson da Fonseca)