O primeiro portador de Covid-19 de Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte (foto), já está curado. A afirmação foi feita hoje em nota emitida pela entidade presidida por Bacchieri, a Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O empresário e dirigente confirma a cura da doença após cumprir o período de quarentena em sua casa. O dirigente disse que durante a quarentena procurou cooperar, através dos meios digitais, na busca de recursos e equipamentos aos hospitais da cidade. “Fiz meu papel como cidadão, ficando recluso e cuidando da saúde”, enfatizou Bacchieri Duarte ao considerar importante que as pessoas cumpram aquilo que os técnicos estão dizendo.

EQUIPAMENTOS

“Fomos solicitados pelo serviço de medicina da cidade e pelos dois hospitais para que os empresários pudessem auxiliar, principalmente nas questões dos equipamentos de proteção individual– EPIs”, explicou o presidente da Câmara de Comércio, que também é coordenador do Movimento Aliança Rio Grande.

ABERTURA DO COMÉRCIO

A entidade presidida por Bacchieri Duarte está em contato com as autoridades locais e com a Federação de Entidades Empresariais do RS– Federasul. A entidade gaúcha analisa junto ao governo do Estado “as melhores alternativas para o comércio nos municípios que não têm casos suspeitos, sempre colocando a saúde pública em primeiro lugar”, disse Bacchieri. No mais delicado momento vivido pelo empresariado, em função da pandemia provocada pelo coronavírus, a Câmara de Comércio defende a busca de alternativas. “Precisamos estudar a abertura gradual e que tenha concordância da área técnica dos profissionais de saúde. Alguns casos entendemos que é possível flexibilizar, como os shoppings, que são espaços grandes”, acentuou. A frase de Bacchieri é emblemática: “Poderiam ter controle de acesso no mesmo formato dos supermercados, por exemplo”.
A entidade reforça a importância do consenso em relação ao retorno gradual das atividades de diversas áreas. “O primeiro passo foi dado com o decreto do Governo do Estado nesta quinta-feira, mas outros ainda podem ser ajustados nos próximos dias e semanas”, finalizou o presidente da Câmara de Comércio.


(Foto: Divulgação/CCCRG)