O município de Rio Grande e o Hospital Santa Casa receberão emergencialmente quase meio milhão de reais para aquisição de duas ambulâncias com UTI. O recurso também deverá ser empregado na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e no pagamento de um serviço de telemedicina para atendimento dos cidadãos. A informação foi prestada no final da tarde desta quarta-feira (22) pelo Ministério Público Estadual (MPE) em Rio Grande.

O recurso está sendo repassado ao município para ser gerido de forma conjunta com o Hospital Santa e foi possível a partir de uma ação civil pública envolvendo questões relacionadas ao Direito do Consumidor. O Ministério Público em Rio Grande destinou R$ 460 mil ao município e Santa Casa com o foco no enfrentamento da Covid-19. As compras serão feitas, por decisão ministerial, através da Prefeitura e hospital, que também ficam com a responsabilidade na comprovação dos gastos diretamente ao Ministério Público. A destinação foi solicitada pelo Ministério Público ao Judiciário, que determinou a reversão dos valores para auxiliar no combate à pandemia na cidade.

As ambulâncias, com recursos ampliados para o atendimento de pacientes em condições mais críticas e de risco, representarão avanço permanente à Santa Casa, que neste momento recebe pessoas que possam estar contaminadas pelo coronavírus.


(Foto: Divulgaçã0)