Quem pede ao jornalista para não dar ênfase ao número de infectados e de óbitos por Covid-19 perde seu tempo. O papel do jornalista é retratar a realidade instalada. Não mudo versões, muito menos os números anunciados. Também não confio em muitos dados revelados pelas autoridades como “oficiais’. Contudo, é o que emana das ditas autoridades e cumpro o dever de informar, embora outros números fluam de forma escancarada por familiares e amigos de pacientes. Sou jornalista a serviço do bem e da verdade, mas está ficando difícil trabalhar em Rio Grande, em meio a tanta desfaçatez e perversa doutrinação. Quem quer suavidade e romantismo em texto sobre pandemia, não irá encontrar por aqui.
A palavra pandemia tem sua origem no grego pandemías, ou seja, “todo o povo”. Logo, se todo o povo sofre, é algo insano alguém esconder a verdade. Aliás, Rio Grande, historicamente, tem sido palco de um teatro dos horrores. Não se pode pensar em defender gente falsa, nem loroteiros sem alma que só falam, não conseguem resolver e sequer minimizam a dor dos outros, preferindo jogar no colo de terceiros a culpa pelo fracasso, incompetência, desmando, vaidades e ditatorialismo. Com apenas 41 anos de profissão, é a primeira pandemia que cubro. Espero que seja a última, mas também desejo que nossa cidade tenha todos os agentes públicos a serviço da verdade, tratando e informando corretamente a todos. Bom relembrar a origem grega de pandemia: “todo o povo”. Quem desejar cutucar pedindo nomes, pergunte ali no Posto Ipiranga. Quem ficou incomodado tem a opção de não mais navegar por aqui ou procurar espaços de entretenimento, como Chaves, Silvio Santos ou até os filmes do lendário ‘Zorro’, que usava a máscara nos olhos, diferente do recomendado hoje pela OMS na pandemia
Obrigado Édson por sua postura diante desse “cenário” insano que está Rio Grande. Lamentavelmente são poucos os profissionais que tem a credibilidade que você tem. Sabes o quanto te admiro e sabes que sempre contatará com minha amizade. Quanto as decepções, elas fazem parte da vida. O que não se pode é trair os próprios princípios em nome de alguns que não estão nem aí para os padrões sociais. Nada como uma consciência tranquila! Você está no caminho certo e a prova disso é a retaliação que sofre. Hoje a sociedade está doente e profissionais como você sofrem as consequências. Você não está só, por mais que pareça o contrário. Tenha fé. Deus está com os justos! ” Não diga a Deus que você tem um problema, diga ao problema que você tem sim, um grande Deus”. Forte abraço!
Eu não tinha como esperar uma posição diferente desta, meus parabéns por sua conduta