Chegou para atracação no cais público do complexo portuário de Rio Grande o Navio ML Vola, com capacidade para 24 mil toneladas. A embarcação (foto) faz o primeiro embarque de arroz em casca do Terminal Logístico do Arroz– TLA, operação aguardada com muita expectativa pelo setor produtivo do estado gaúcho. O graneleiro, de 190 metros de comprimento, navega sob a bandeira de Malta, atracando no cais público para o carregamento, missão que deverá ser concluída na terça-feira da próxima semana, quando partirá com destino à Costa Rica, na América Central.

SAIBA MAIS

A estrutura sediada no Porto de Rio Grande ocupa o espaço da antiga Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) que passou por licitação após a extinção da estatal. O investimento para modernização foi de quase R$ 10 milhões. Com capacidade de armazenamento para 60 mil toneladas, o Terminal Logístico do Arroz está recebendo a carga vinda de caminhões há um mês, desde o dia 1º de março. O tradicional silo da Avenida Honório Bicalho é formado internamente por outros 100 espaços de armazenamento, o que permite a estocagem dos mais variados tipos de arroz. Fernando Fuscaldo Júnior, sócio do terminal, disse que o local passou pelas adequações necessárias, principalmente as que envolvem questões de segurança, e já recebeu todas as autorizações necessárias para operar.

Antes da implementação do TLA, o arroz disputava espaço nos armazéns dos terminais retroportuários com a soja, que responde por um volume de exportação significativo. Com isso, o grão acabava sendo exportado apenas no período da entressafra da soja, quando havia disponibilidade de espaço para sua estocagem. Sobre as opções até então existentes, Fuscaldo Júnior foi enfático: “ou não se exportava– e o Brasil deixava de enviar o produto, ou se armazenava nos terminais retroportuários, uma maneira cara e demorada”. O espaço não irá absorver toda a demanda, mas servirá como alternativa aos moldes já conhecidos, o que continuará sendo realizado.

Atualmente, a exportação do arroz corresponde a apenas 10% do que é produzido, porém esse quantitativo é importante para a sustentação de seu preço no mercado. A estimativa é que o estado do RS– responsável por 70% da produção nacional, colha entre oito e nove milhões de toneladas. O previsto para ser exportado é de pelo menos um milhão de toneladas. De um modo geral, o arroz brasileiro é exportado para países como Venezuela, Nicarágua, Costa Rica, Cuba e o continente africano.

(Foto: AndrejS/Marine Traffic.com)