A avalanche de falhas nos serviços de telefonia e internet fixa e móvel prestados pelas operadoras precisa ser interrompida. Com esta linha de pensamento é que as principais empresas em atuação no estado gaúcho– Vivo, Oi, Tim e Claro – serão convocadas a prestar esclarecimentos sobre a qualidade dos serviços em audiência pública que deverá ser realizada pela Assembleia Legislativa brevemente. O deputado Vilmar Zanchin (MDB) será um dos parlamentares na condução das discussões sobre o assunto que vem gerando tantas reclamações e críticas. Em Rio Grande, as reclamações tomam conta das redes sociais e geram muitos cancelamentos de planos, com migração entre operadoras em busca de melhores serviços. Nem sempre uma solução é encontrada no troca-troca entre operadoras dos serviços.
Conforme Zanchin, que é membro da Comissão de Defesa do Consumidor, muitas reclamações têm sido feitas em diferentes regiões. Vários municípios enfrentam problemas de sinal para chamadas ou uso da internet. Em algumas cidades, longe dos grandes centros urbanos, até mesmo os sinais de 3G e 4G não estão acessíveis. “Os sinais de telefonia e internet não servem apenas para entretenimento e informação, mas são essenciais para a segurança, emergência e socorro nas comunidades do interior”, reforçou o parlamentar que pretende mobilizar os municípios gaúchos para a audiência pública a ser anunciada oficialmente em breve. Dentre tantos problemas, tem sido constante o abuso de operadoras ativando serviços pagos sem autorização do usuário. Muitas charges, como a que ilustra a informação, campeiam nas redes sociais uma forma de chamar a atenção para o avanço dos problemas.
Fui funcionário direto da Telefônica Brasil por 5 anos, fiz muitas amizades com profissionais de outras operadoras com cargos das mais diversas camadas hierárquicas e posso afirmar que o que presenciei, foi e ainda é infelizmente um grande circo no qual a competitividade de mercado não passa de uma mentira.
Como alguns colegas da Anatel me dizem até hoje: “Oi, eu sou a Anatel e é CLARO que VIVO TIMganando.” rs
A Anatel deveria se chamar ANATOL (Agência Nacional de Telecomunicações Oligárquicas) pois para proteger e fortalecer a oligarquia, é capaz de tudo, inclusive de humilhar milhões de usuários enganados que tentam buscar amparo nessas mãos tão “intercessoras”.