A angústia de médicos, funcionários e credores da Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande tende a durar por mais um tempo, até o anúncio oficial do futuro da entidade que enfrenta a mais dura e longa crise de uma trajetória de 184 anos do complexo. Considerado um dos maiores do RS, o hospital tem sua situação agravada desde a intervenção da Prefeitura, iniciada em 1º de abril de 2015. De lá para cá, o complexo tem muitas de suas ações analisadas pelo Ministério Público- MP, onde tramitam vários procedimentos instaurados e pessoas sob investigação. Agora, a avaliação de quem irá assumir a gestão da Santa Casa- com uma dívida que chega a R$ 250 milhões, precisa passar pelo crivo do MP e a nova data final já está definida.
Com a apresentação da proposta de gestão na última sexta-feira (14) pela Ocean Saúde, de São Paulo, o promotor de Justiça resolveu fixar novo prazo para que a presidência da Santa Casa se manifeste. No Termo de Audiência nº 01514.00520/2019, o promotor de Justiça Érico Rezende Russo fez constar que “o presidente da Santa Casa foi notificado para que, até o dia 30 de junho, aponte a empresa escolhida”. O bispo emérito Dom José Mário Stroeher, presidente do hospital, não se pronunciou sobre o assunto, embora várias reuniões fechadas nos últimos dias tenham discutido sobre o futuro da entidade. Além da comunidade, o silêncio da diretoria preocupa quem depende da entidade, principalmente funcionários e médicos, que não sabem sobre o teor das tratativas.
JOGO DURO
Algumas empresas já formalizaram propostas, o que não será decidido sem a observância de vários pressupostos elencados através do próprio Ministério Público, para a garantia da normalidade das ações. O MP já deixou claro que não quer a continuidade dos problemas de gestão verificados nos últimos tempos no hospital. Outra manifestação de interesse que chegou à cúpula da Santa Casa e ao MP foi do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), com base operativa em Porto Alegre. Trata-se de uma organização social de direito privado, presidida pelo odontólogo José Eri Osório de Medeiros.
O teor da proposta foi recebido ontem pelo administrador da Santa Casa, Régis Pinto e Silva e também protocolado pelo instituto junto ao Ministério Público. Dias atrás, em correspondência encaminhada à presidência da Santa Casa, o promotor Érico Russo colocou que “ao MP não importa qual seja a entidade, desde que idônea e com expertise na área”. Russo frisou que a população precisa de um serviço de saúde digno, de qualidade e eficaz. “Permanecendo o estado de inércia da presidência, serão tomadas medidas drásticas, como o pedido judicial de intervenção”.
Continuo ratificando que somente a Comunidade para resolver este assunto que nossa querida Santa Casa está passando , continuo ratificando que um bom Gestor hospitalar , um bom executivo financeiro , um bom Juridico e um bom plano de saúde para a comunidade que possa pagar , uma boa Trilegal rio-grandina com prêmios semanais mais convênios públicos no máximo até 50 por cento e os outros 50 por cento convênios particulares a Santa Casa se recupera a médio prazo , os credores e fornecedores deverão ser chamados em assembleia e poderão contribuir alongando o recebimento de seus créditos verdadeiros e não maquiados com tudo isto a Santa Casa voltará a ser o que era
A população espera e deseja ver o Hospital Santa Casa sair da crise em que se encontra. Todos são penalizados com a situação instalada. Importante a sua manifestação por aqui, Dr. Cleiton. A ferramente cumpre a missão, além da informação, de proporcionar a inserção das pessoas nos temas de real importância, uma forma de estímulo à democracia participativa. Abraço!
QUEM ATRAPALHA TUDO ISSO É O MP. DEIXAR UMA DECISÃO DESSAS NAS MÃOS DE UM BISPO E DE UM PROMOTOR DO NÍVEL DESSES QUE ALI ESTÃO É NO MÍNIMO COVARDIA DO PROMOTOR ÉRICO RUSSO. A SANTA CASA TEM SAÍDA. SÓ NÃO TEM A SAÍDA QUE LHE CONVÉM. QUANTO A INTERVENÇÃO JUDICIAL, PENSO QUE ESSE É O OBJETIVO. DECRETA FALÊNCIA. TROCA PARA OUTRO CNPJ, POIS O ATUAL ESTÁ COMPROMETIDO E TRAVA TUDO É CONSEQUENTEMENTE…TEREMOS UMA SANTA CASA QUE ATENDERÁ TODA A POPULAÇÃO QUE POSSA PAGAR. PROMOTOR É RESPONSÁVEL POR ESSA BAGUNÇA QUE FAZEM COM A SANTA CASA. PREFEITO FICA POR TRÁS DE FAZENDO DE LEITÃO PARA MAMAR NAS DUAS TETAS. COVARDES!
Muito obrigado pela participação aqui no Site, amiga Mara! Os temas que cercam a Santa Casa continuarão merecendo especial abordagem em minhas ferramentas de trabalho. O espaço (inclusivo) fortalece as discussões, fazendo os assuntos seguirem adiante. Forte abraço!
Promotor, Erico Russo, coloca que, “a população precisa de um serviço de saúde digno, de qualidade e eficaz. Permanecendo o estado de inércia da presidência, serão tomadas medidas drásticas, como o pedido judicial de intervenção.”
Mas o ex-bispo não estava afastado??
Agora, também, nesses tais institutos, não serão os laranjas do Ruy Muniz, disfarçando pra continuar na boquinha, que nem fez o bispo??
Como do nada, o ex-bispo aparece e é o Presidente??
Mais dias pra esperar a decisão, e o povo, que precisa de atendimento digno eficaz e eficiente, pra atrás de ontonte, vai seguir sofrendo às consequências que sofre há anos, agora ainda tem de esperar pela lerdeza de alguns???
Afinal, são anos de espera pra se acrescentar tantos mais dias.
É bem assim, não existe mais paciência para esperar.
Porque supostamente, são vidas, vidas inocentes se perdendo, diariamente!!!
E o tal , ex- bispo e presidente afastado que precisou ser, inclusive, noticiad,o seu afastamento, simplesmente, reaparece pra atravancar ainda mais???
Pra ver o desleixo com pessoas.
Acho que é o medo de ter que largar o osso.
Até porque, pra quem tinha deixado a presidência e do nada, na realidade, dissimulado como é, nunca largou o osso.
Ainda reaparece e fica nessa atravancação, onde iludiu o povo e o MP, que “precisava sair pra tratar de problemas particulares”.
Os ptoblemas deveriam estar ligado a sua presença no complexo cobradas pelo povo, onde nada nunca resolveu a não ser dissimular situações.
E um alerta, não se surpreenda MP, que ele não seja ele proprio, porque pode ser apenas um sózia, jácdeu pra perceber que dissimulação é que não falta naquele corpo, e daí pode se esperar qualquer coisa.
Colocou o pastor Bonato de laranja e seguiu metendo a colher dentro do complexo e agora do nada volta a ser presidente???
É muito hilário e como fazem o que querem.
E só o povo continua sendo o maior prejudicado, visto que destroem PESSOAS e desta forma destroem, a STA CASA.
E em consequência, continuarão destruíndo vidas inocentes!!!
Até quando teremos que assistir tamanha tripudiação e descaso com o maior bem da humanidade a manuteção da assistência a propria vida, preservar vidas humanas???!!!
Edson Costa, seu trabalho é expetacular, trazendo nos a realidade dos fatos.
Você sabe que somos privilegiados por tê-lo atento a tudo e a toodos.
Gratidão por você ser quem é e seu profissionalismo exemplar.
Estamos com você!!!
Parabéns, EDSON COSTA!!!
Muito obrigado pela confiança e participação sempre de forma arrojada em minhas ferramentas de trabalho jornalístico, Marga! Participe sempre por aqui. Isto é muito importante para gerar o envolvimento na comunidade em temas recorrentes. Sobre a suposta saída de Dom José Mário da gestão do hospital, a matéria divulgada neste Site no dia 09 de junho último explica como tudo ocorreu. Forte abraço!
Amigo Edson
Impecável como sempre
Parabéns amigo
Tarefa jornalística que se renova a cada dia, amiga Margareth! Muito obrigado pela participação, sobretudo em se tratando de um tema como este, recorrente, ou seja, a nossa Santa Casa.