Um ‘rancho’ de acusações contra o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Flávio Veleda Maciel (Solidariedade), transformou o plenário no palco de um dos mais ácidos episódios da história do legislativo mais antigo do estado gaúcho. Foi na sessão ordinária desta segunda-feira (08), após ser informado o ingresso no protocolo de um pedido de abertura de investigação da conduta de Flávio Maciel, formalizado por um servidor da própria câmara, concursado e formado em Direito.
O auxiliar de secretaria Fernando Vaz Corrêa, protocolou o requerimento n°4140, de extenso teor, contendo o pedido de cassação do mandato do vereador por quebra de decoro parlamentar. É a primeira vez que um integrante do legislativo sofre, ao mesmo tempo, tantas acusações, dentre elas práticas de nepotismo (direto e cruzado), irregularidades em licitações da câmara, uso indevido da máquina pública para fins particulares e concussão. O vereador, também chamado de Flávio “Vigilante”, está sendo acusado da prática de assédio moral coletivo nitidamente configurado e cometimento do que o denunciante classificou em sua petição como “um ano inteiro de perseguições”, referência a 2018, quando Maciel presidiu o legislativo.
O servidor da câmara alega, por sua orientação sexual, ter sido alvo de discriminação por parte do vereador. “Remeto a presente denúncia à mesa e ao plenário, pois a população não só merece saber dos fatos, mas exige respostas e atitudes”. Maciel alega que “as imputações são falsas, frutos de perseguição política”. O parlamentar disse da tribuna, em declaração de liderança do seu partido, que tem inúmeros amigos homossexuais e que nunca foi homofóbico. O vereador tentou evitar que o requerimento fosse lido em plenário, alegando que o servidor não teria legitimidade para pedir a cassação de mandato. O Regimento Interno da câmara, segundo ele, determina que apenas partidos políticos com representação na casa podem propor cassação.
A presidência do legislativo, após dar conhecimento do assunto em plenário, remeteu o processo para avaliação da consultoria jurídica. A sessão foi suspensa algumas vezes para que os ânimos de acalmassem. Na assistência, populares gritavam palavras de ordem e acusações contra o vereador Flávio Maciel.
Caro Edson,
Mais uma vez parabéns pelo teu trabalho. Nos trazendo notícias que outros órgãos na imprensa deixam passar.
Forte abraço.
O jornalismo que aponta os problemas nas áreas de maior interesse à coletividade – e com as ferramentas de alcance nas diversas camadas da população, acaba se constituindo, além de instrumento para a informação, em estímulo à cidadania. O entendimento é em tal direção. Agradecido, Mattos!
Boa noite,concordo em total e plena investigação sobre o caso,mas , a cidade de Rio grande não pode esquecer que foi o “vigilante’ que teve a coragem que muitos não tiveram ,e mostrou o lado podre desta casa .superfaturamento de obras,propinas para empresas ganharem licitações, tudo mostrado inclusive em reportagem da RBS .quantas pessoas estão envolvidas? Quantos políticos,funcionários de carreira,funcionários terceirizados podem estar envolvidos nessa roubalheira? E não mais importante,a quantos anos essas maracutaias estão sendo feitas? Oque diz o ministério público? Em que pé ,andam essas investigações? Toda e qualquer denúncia sobre nossos “nobres “políticos ” devem ser investigadas….A cidade de Rio grande merece a verdade!!!!!
Muito obrigado pela valiosa participação no Site, Fernanda. Participe sempre. A ferramenta é inclusiva, sobretudo em se tratando de temas de tamanho relevo. Abraço!
Tem que entrar com uma representação na OAB e caçar a OAB desse meliante. Cadê o ministério Público que não faz nada, ele tem vários rolos dês do tempo que presidia o sindicato. Se investigar ele é afirma do sindicato que estão há anos na sua volta, não sobra um longe da cadeia!!
Muito obrigado pela participação, Pablo. A ferramenta é exatamente para manifestação de ideias. Abraço!
Olá Edson Costa, se não é você a população fica a mercê de pessoas como essas que compõem a Câmara de Vereadores da nossa cidade. Muito triste tudo isso. Enquanto isso a Santa Casa continua sem “nenhuma transparência”. MUITO TRISTE A CAPACIDADE DOS ENTES PÚBLICOS EM TORNO DOS PRÓPRIOS INTERESSES! Forte Abraço! Deus o abençoe!
Santa Casa, Câmara, Prefeitura e tantos outros organismos, merecem mais. Sobretudo mais respeito por parte de seus “atores”. Penso, Mara, que se deve exercer fiscalização severa. Precisamos estar vigilantes…
Esse sujeito o Flávio Vigilante agora Flávio Maciel, se perdeu totalmente, a cacacao, creio q não irá acontecer, mas cada vez aparece mais sujeita desse sujeito, simplesmente porque todos os partidos estão envolvidos em escândalos. Espero que esse sujeito não se reeleja, e n obtenha cargos no município no futuro.
Muito obrigado pela manifestação no Site, Esnardo! A ferramenta é inclusiva na discussão dos temas que importam à sociedade. Os contribuintes são patrões. Forte abraço e tome parte sempre por aqui.
Que pena, nossa Cámara tem contabilizado escândalos e agora essa acusaçăo de homofobia, necessário.que seja investigada.
Sim, Vera, a Câmara mais antiga do estado gaúcho precisa ter mais cuidado, sobretudo com certas atitudes que acabam empobrecendo um poder constituído. Ha´muito tempo não há bons e produtivos debates na casa dos debates. Pobres munícipes…
Esperamos uma resposta! Pois homofobia e crime e se nossos representantes são criminosos esperamos então a cassaçao.estive presente e o vereador por não ter argumentos citou até pessoas que não estavam no momento falando de sua opção sexual.no qual não era isso que fomos cobrar.e tão pouco nós interessava a vida dos outros.so queríamos a punição por diversas acusações.
Muito importante tua participação aqui no Site, Ellen! Parlamento é coisa séria, realmente, e todos precisam ter o máximo de cuidado com o que fazem e com aquilo que deixam de fazer para o bem da sociedade que paga a conta. É imperioso ao cidadão de bem acompanhar o que se passa dentro de uma casa de representação. Forte abraço!
Nossa que vergonha. Cada vez mais notícias escabrosas..
Obrigada Amigo Edson costa..por todas notícias..muitas tiradas debaixo do tapete podre dessa câmera de Vereadores..e tmbm da nossa Santa Casa…
Infelizmente triste com tudo isso..
Muito obrigado pela participação no Site, Eneida!
Uma hora a máscara cai, o vereador Flávio Vigilante conhecido fora da política por seus meios nada convencionais sempre se escondendo atrás de capangas que fazem o trabalho sujo enquanto ostenta uma cara de bom moço e com uma maneira muito peculiar de se fazer entender quando o assunto é obter vantagem pra si próprio.
Muito obrigado pela participação no Site, Helena!
Humm, interessante…
Estarei acompanhando…
Até porque Flávio, foi meu companheiro de caserna.
Muito obrigado pela participação no Site, Daniel!