A direção da Santa Casa de Rio Grande caminha no fio da navalha na tentativa de entregar a gestão do hospital a uma empresa paranaense com processos na justiça e posta em suspeição perante o Ministério Público. Após reunião que escolheu a empresa GV Consulting para realizar a gestão do hospital, as reações contrárias foram imediatas. Ontem, sindicalistas da área da saúde manifestaram estranheza ao promotor Érico Rezende Russo, durante audiência. Nesta sexta-feira (05) a empresa Ocean Saúde, com sede em São Paulo, emitiu Nota Oficial lamentando a postura da direção da Santa Casa.

A Ocean esteve vários dias em Rio Grande, levantando a situação e apresentou proposta para gestão do hospital, protocolada junto à presidência da entidade e no Ministério Público. Na nota, o presidente da Ocean Saúde, médico Gilberto Pontes Belo manifestou “total estranheza a respeito da decisão do Hospital Santa Casa de optar por empresa de consultoria e não por empresa de gestão, para trabalhar na recuperação da entidade”.

QUADRO CAÓTICO

O texto refere que a estranheza tem diferentes motivações, mas a principal delas é em função do quadro caótico instalado na Santa Casa, cuja reversão passa necessariamente pela tomada de decisão acertada. “O que nos deixa preocupados, ainda, é o fato da Ocean Saúde não ter participado com sua proposta do processo de escolha pela comissão encarregada da missão”. Segundo Gilberto Pontes, a proposta de sua empresa foi protocolada junto à direção da Associação de Caridade Santa Casa e no Ministério Público Estadual, em Rio Grande. Os protocolos foram formalizados e as anotações de recebimento entregues ao Departamento Jurídico da Ocean para as providências. “Diante da inusitada e inadmissível situação, a empresa Ocean decidiu levar o fato ao conhecimento das autoridades de diferentes esferas no RS e ao Ministério da Saúde”, cita a nota.

Segundo o presidente da empresa especializada em gestão de saúde, serão exigidos esclarecimentos sobre todas as etapas do processo de escolha. “A situação é vista com grande inquietação por todos nós e não abrimos mão de ver tudo devidamente apurado por quem de direito, de forma que seja garantida total transparência à sociedade rio-grandina e gaúcha acerca dos fatos”, finaliza a nota assinada pelo médico Gilberto Pontes Belo.

SEGUNDA-FEIRA TENSA

Há grande expectativa em torno da reunião que pretende consolidar a contratação da empresa GV Consulting, do estado do Paraná, para gerir a Santa Casa em crise. O presidente do hospital, bispo emérito Dom José Mário Stroeher, marcou para a próxima segunda-feira, às 18 horas, o encontro para anunciar a empresa previamente escolhida e buscar apoio à efetivação da GV Consulting. Os convites assinados pelo presidente Mário Stroeher foram encaminhados via ofício, referindo que na ocasião serão lidas atas anteriores.

O que está convulsionando setores que não desejam a permanência dos atuais dirigentes da Santa Casa é que o convite menciona “discussão sobre o contrato a ser firmado entre a empresa GV Consulting e a Santa Casa”. A redação sugere que a escolha já está sacramentada. Agora, um grupo faz articulação para evitar que a reunião avalize a decisão, tentando reverter a contratação da empresa paranaense. O que convulsiona o hospital é a iminente continuidade dos atuais dirigentes, numa gestão compartilhada com a GV Consulting.