As polícias Federal e Civil gaúcha trabalham ativamente na tentativa de identificação e prisão dos criminosos que atacaram a agência do Banrisul localizada na Rua Marechal Floriano durante a madrugada que passou. Vários depoimentos já foram tomados. O clima nesta quinta-feira foi tenso entre os funcionários após a abertura da unidade bancária, por volta das 12 horas. Aos poucos, o ritmo de trabalho foi sendo assumido, após os levantamentos da equipe pericial no local do crime.

A primeira filmagem da câmera de controle marcava 23h25 de quarta-feira quando o ataque à agência começou. Pelo menos três homens entraram na sede do banco. Eles passaram várias horas no interior da agência. Um sensor que o grupo não conseguiu desativar disparou às 05 horas da manhã de quinta-feira. É possível que os assaltantes não tenham conseguido êxito na desativação do sensor porque nos últimos dias ele passou por reparo e acabou ficando fora de seu lugar original. Não chegou a ser arrombado o cofre principal. Houve o uso de explosivos para serem rompidas algumas portas e muitas instalações ficaram completamente destruídas.

É possível que o acesso ao banco tenha sido através de um fosso que passa próximo ao refeitório da agência e dá acesso às escadas, a poucos metros da retaguarda, na direção dos cartórios eleitorais da rua lateral Ewbank. Grades de acesso no local ficaram contorcidas, levando a linha de investigação a acreditar no uso de equipamentos especializados para a operação. Os ladrões tentaram também acessar a Tesouraria pelo teto, com emprego de explosivos. Reparando que a blindagem da caixa forte vai até a extremidade superior, não dando passagem, resolveram estourar as portas internas. O painel de controle de filmagens foi completamente destruído.

O sistema na agência esteve fora do ar durante boa parte do último final de semana. Na segunda-feira e também na terça-feira, quando os funcionários chegaram para o trabalho, componentes alimentadores de energia, garantidores do funcionamento das câmeras internas, estavam queimados. Estas informações estão sendo levadas em conta pelas equipes de investigação. As câmeras de videomonitoramento do interior da Tesouraria não são ligadas na mesma rede que as demais, o que ajudou a registrar a ação no local. Com isto, boa parte do assalto acabou sendo filmado. Os homens estavam vestidos de preto e usavam toucas ninja. Quando o alarme foi acionado, às 05 horas, a polícia chegou e viu pelo menos mais dois bandidos que guarneciam a parte externa do banco fugindo.

Mesmo não conseguindo roubar dinheiro do banco, alguns materiais foram levados, o que ainda está sendo levantado. Ainda não há informações sobre a captura dos assaltantes. A segurança do banco (foto agora à noite) foi reforçada.