Marcada por sérias controvérsias, a escolha nesta semana da empresa que fará a gestão do Hospital Santa Casa de Rio Grande já apresenta vários desdobramentos. Um deles, nesta quinta-feira (04), foi a iniciativa tomada no âmbito do Ministério Público-MP. O promotor de Justiça Érico Rezende Russo elaborou o Termo de Audiência nº 01514.00568/2019, que tratou da definição da nova empresa de gestão, a partir de depoimentos de dois dirigentes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Rio Grande- Sindisaúde, Paulo Roberto Rosa e Régis Miguel Silva, presidente e secretário da entidade.

O secretário do sindicato relatou ter tomado parte na reunião que escolheu a empresa GV Consulting, tendo votado na Associação Vila Nova, de Porto Alegre, para realizar a gestão. Régis Miguel viu a escolha recair na GV Consulting, do Paraná. “Pelo que entendeu, a empresa vencedora fará uma gestão compartilhada”, colocou Érico Russo no Termo de Audiência. A empresa escolhida pela Santa Casa para atuar na gestão possui processos e cópias de dois deles foram entregues ao representante do MP pelos diretores do Sindisaúde. Um dos processos é no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e o outro do Tribunal de Justiça do Paraná. Foi dito na audiência ao promotor Érico Russo que a melhor empresa para gerir o hospital seria a Ocean Saúde, sediada em São Paulo.

Uma das argumentações nos depoimentos sinaliza estranheza: “a Ocean não foi apresentada à Comissão de Avaliação”. Os sindicalistas aproveitaram para informar ao promotor que “não sabem se receberão o salário do mês de junho”, uma referência à situação financeira enfrentada pelo hospital, que ainda não pagou salários de vários meses do ano de 2018.

REUNIÃO PROGRAMADA

Hoje, o presidente da Santa Casa, bispo emérito Dom José Mário Stroeher, expediu convites para uma reunião. Na próxima segunda-feira, dia 08, às 18 horas, na sala de reuniões da administração, será colocada em apreciação a ata de uma reunião efetivada na Santa Casa no dia 1º deste mês. Ainda segundo o convite expedido, será discutido o contrato a ser firmado pelo hospital com a empresa GV Consulting.