Os novos gestores da Santa Casa de Rio Grande ainda precisam passar por vários obstáculos até serem legitimados no comando do hospital em crise desde abril de 2015. O Site Edson Costa Repórter acessou conteúdos de diferentes medidas que estão sendo tomadas em relação ao processo de escolha da empresa GV Consulting, do Paraná, que desde o dia 10 deste mês comanda as ações no hospital. O presidente da Santa Casa, bispo emérito católico Dom José Mário Stroeher e seu vice, pastor luterano emérito Ruben Bonato, são figuras decorativas no hospital que possui dívidas na casa dos R$ 250 milhões. No início da noite desta sexta-feira (26), uma das medidas contrariando o processo de escolha da nova gestão foi anunciada em São Paulo pela empresa Ocean Saúde.

NOTA OFICIAL DE DURO TEOR

A empresa Ocean Saúde, habilitada a participar do processo de escolha, foi alijada sem qualquer explicação, o que promete convulsionar o ambiente diretivo do hospital e repercutir no Rio Grande do Sul nos próximos dias. O médico e presidente da organização, Gilberto Alves Pontes Belo, manifestou em nota oficial “total indignação diante dos nebulosos fatos ocorridos no município de Rio Grande (RS), referentes ao processo de escolha da empresa que pretende assumir a gestão do Hospital Santa Casa”. O documento inicia relembrando ter percorrido caminhos transparentes desde que a Ocean Saúde soube da situação do hospital, mas foi alijada do processo de forma no mínimo estranha, o que pretende ver devidamente esclarecido no menor tempo possível.

A Ocean Saúde foi atendida, no início de junho, em audiência na Câmara de Comércio, encontro coordenado pelo presidente Antonio Carlos Bacchieri Duarte. Em seguida o mesmo aconteceu em relação ao promotor de Justiça Érico Rezende Russo. “Como o tema saúde pública é prioridade, procuramos expor, além do nosso trabalho na área– desenvolvido em diferentes lugares do Brasil, o desejo de habilitação para a missão de gerir os destinos do Hospital Santa Casa de Rio Grande, em situação de crise instalada”, cita a nota.

Ao promotor Érico Russo, a Ocean Saúde também manifestou interesse em gerir a entidade, entregando num segundo momento sua proposta de gestão. Por indicação do promotor, os representantes da Ocean protocolaram a proposta na Santa Casa e foram recebidos pelo vice-presidente Ruben Bonato.

Durante cinco dias, técnicos de diferentes setores da empresa e o próprio presidente, médico Gilberto Pontes Belo, realizaram levantamento das condições do complexo hospitalar, para a análise e formulação de uma proposta realista, de acordo com a situação instalada, visando à gestão responsável em caso de escolha da Ocean Saúde.

DESCALABRO E FALTA DE LISURA

“Tivemos a grande e negativa surpresa sobre a escolha da empresa GV Consulting, escolhida para a prestação de consultoria e não de gestão, contrariando a lógica e a necessidade do complexo”, citou o médico Gilberto Pontes na nota. A Ocean também estranhou “a não inclusão, por ocasião da votação, do nome da empresa, o que até hoje causa espanto a todos nós, assim como de pessoas que estavam presentes à reunião”.

O texto prossegue, aumentando o nível de desconfiança na escolha da GV Consulting, ao considerar “total descalabro o fato de não ter sido possível aos presentes contarem com nossa qualificada e concreta proposta, entregue até à figura do nobre promotor de Justiça”. Mais adiante, a Ocean estranha que, mesmo após ter dado cópias de sua proposta à Santa Casa, tenha ocorrido tal fato, o que sinaliza na direção da ausência de critérios, transparência e lisura por parte de quem conduziu o processo.

CAPITAL SOCIAL E CÓPIA DE ATA

“Pretendíamos fazer uma gestão individualizada e não compartilhada, o que talvez tenha sido fator determinante do alijamento de nossa empresa do processo de escolha”, menciona a nota emitida hoje pela sede da empresa, em São Paulo. “A Ocean Saúde é uma empresa que possuiu capital social condizente com o compromisso que pretende assumir”, cita.

A empresa protocolou junto à Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande no dia 17 deste mês, requerimento de cópia da Ata da reunião efetivada no último dia 08 quando foi definida a escolha da GV Consulting. “Até hoje não recebemos resposta”, denuncia o médico e presidente da Ocean. Foi solicitada completa elucidação acerca da mudança do modelo de trabalho a ser exercido no Hospital Santa Casa de Rio Grande. “Desconhecemos a razão de terem optado por empresa de consultoria e não por empresa de gestão para trabalhar na recuperação da entidade”.

A Ocean Saúde, no desfecho da nota, reforçou a decisão de “não abrir mão da apuração dos fatos, em toda a sua extensão, em respeito, sobretudo, à sociedade rio-grandina e gaúcha”, arrematou.