A cada 24 horas uma confusão atinge a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Rio Grande. Agora, uma Ação Popular foi apresentada no Poder Judiciário para obrigar o prefeito Alexandre Lindenmeyer a exonerar de um cargo no executivo o marido da vereadora Denise Rodrigues Marques (PT). A ação foi apresentada e imediatamente distribuída à Terceira Vara Cível da Comarca de Rio Grande.
A Ação Popular foi apresentada pelo advogado Deivid Moraes Mendes em função da nomeação de Gabriel Diaz Rodrigues para uma função “extraquadro” na prefeitura. “Isto lesa o erário e fere a moralidade administrativa, além de constituir um gasto público discrepante em relação ao princípio da legalidade”, cita o texto. A nomeação feita pelo prefeito Lindenmeyer– pertencente ao mesmo partido da vereadora Denise Marques, chamou a atenção do advogado, que na Ação Popular, instrumento previsto na Constituição Federal, busca a expedição de uma ordem judicial determinando a exoneração de Gabriel Diaz Rodrigues do cargo ocupado, por violação da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), “pois o fato consubstancia nepotismo cruzado”.
O QUE DIZ A SÚMULA 13
O número emblemático da súmula do STF citada na ação refere que “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.
Já no caso de nepotismo, o entendimento da lei é que não há problema se o parente for concursado. O que fica vedado é a contratação direta. Proíbe-se, também, o chamado nepotismo cruzado, isto é, a troca de parentes entre agentes públicos para que estes sejam contratados diretamente, sem concurso.
A Ação Popular movida também está amparada na Lei Federal nº 4.717/65, que garante legitimidade a qualquer cidadão para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da união, estados e municípios. Foi citado na peça jurídica um caso semelhante ocorrido em São Paulo, quando a então ministra do STF, Ellen Gracie, afastou servidor de uma prefeitura, por entender que a nomeação afrontava a Súmula Vinculante nº 13.
TRANSPARÊNCIA
No portal da Transparência do Município, o autor anotou o salário de Gabriel Diaz, de R$ 1.631,17 e juntou a comprovação, assim como “prints” de fotos postadas em uma rede social de viagem feita pelo casal, na intenção de solidificar à justiça a relação do servidor com Denise Rodrigues Marques. A ação pede ressarcimento aos cofres públicos municipais, em decorrência do ato praticado.
Além do pedido para que o ato de nomeação de Gabriel Diaz Rodrigues seja declarado nulo, o advogado Moraes Mendes busca a expedição de ordem judicial determinando liminarmente a exoneração do servidor. Pede também que seja sustado todo e qualquer pagamento pela prefeitura. A Ação Popular requer a citação do chefe do executivo para que apresente contestação no prazo de vinte dias. A Ação Popular quer a condenação do prefeito Alexandre Lindenmeyer e a devolução aos cofres públicos de todo o valor pago a Gabriel Rodrigues pelo exercício do cargo. O executivo local ainda não tomou ciência da denúncia feita por meio da Ação Popular. A vereadora Denise Rodrigues Marques recebeu pedido para manifestação, mas não atendeu aos insistentes contatos feitos pelo Site.
(Foto: Wilson Rosa da Fonseca)
Presado Edson, é difícil entender o “ser humano”, quando pensamos que a verdade, deve prevalecer, assim como a transparência. A falta de informação, torna certas pessoas , alienadas apenas ao que querem ouvir. Num momento em que, a mídia ou grande parte dela, só divulga o que convém, eu agradeço-te por nos manter informados e, atentos ao cenário politico riograndino, importantíssimo para que logo ali, não venhamos a nos enganar politicamente de novo. Abraço e te cuida sempre.
Perfeito, Manuel! Muito grato e fica a certeza de que a sociedade precisa e deve acompanhar mais de perto as ações nos diferentes setores, principalmente quando dinheiro público está sendo mal aplicado. Abraço!
Nossa ainda tem gente defendendo o Prefeito…ridículo..
Edson Costa obrigada por nos manter informado…
Agradecido pela manifestação no Site, Mariana! Importante que a sociedade participe , principalmente fiscalizando as ações de governo em todos os níveis. O povo é patrão. Participe sempre! Abraço e boa noite!
Estâ parecemdo um seriado só nāo espero um final feliz para aqueles que burlam a lei.
Grata Edson por nos informar. Boa noite.
Sempre de prontidão, Vera Lucia! No ritmo que vai, amanhã teremos mais um grande problema na atividade pública da cidade. Muito obrigado!
A vontade ou inveja do trabalho que o prefeito está fazendo ,que tudo é motivo pra colocarem ação encima dele.Nao tem mais nada pra divulgar?Hoje saiu o que o vereador Charles fez.Poderiam falar um pouco e esquecer o resto.Fofoca.
A informação sobre o vereador que a senhora refere divulguei ontem, às 19h58, com exclusividade e riqueza de detalhes. Informe-se, senhora Maria. Boa noite.
Nossa ainda tem gente defendendo o Prefeito…ridículo..
Edson Costa obrigada por nos manter informado…
Vocês sempre achando alguma coisa pra mexer no prefeito.Em primeiro lugar o Gabriel NÃO é marido da Denise,ele é namorado.Fofoca é crime e mentira também.
Boa noite, senhora Maria. Reporte-se ao autor da denúncia. Apenas divulguei uma informação, cujo conteúdo está à sua disposição na Terceira Vara Cível. Não faço fofocas. Divulgo fatos. Boa noite.
Edson Costa não conseguiu uma vaga na Câmara de Vereadores há anos e se interessa a queimar o mandato de todos. Tá ficando feio já! Ainda mais com mentiras ein?! Te candidata e entra, só queima, queima, queima… Se toca!
Vamos láCaio! Obrigado pela manifestação. Não “queimo” ninguém. Divulgo notícias. Sou jornalista e cumpro apenas o meu papel, esperando que cada um cumpra o seu. Obrigado e tenha uma boa noite.
Jornalista bem mal intencionado. Você só fala da Câmara. Lia muito você, acompanhava seu trabalho, mas hoje? Se tornou mais do mesmo, uma espécie de “mordido”, só queima os outros. Mais do mesmo. E como eu tem outras tantas pessoas, tá ficando feio! Falo como quem o admirava.
Vamos láCaio: seja objetivo. Quais suas dúvidas sobre a matéria que acabou de ler e não gostou? Não sou mal-intencionado. Sou bem informado e transmito informações. Já lhe escrevi antes que não ‘queimo’ ninguém. Quem queima é fogo. Busque informação para poder viver em comunidade. Mais uma vez, boa noite.
Tem mais vereador com a esposa na prefeitura , não caberia ser denunciado tbm?
Continuamos na trilha da informação, Malacara! Amanhã é outro dia. Estou tendo muito trabalho na veiculação de irregularidades. Rio Grande ocupa posição nada invejável no ranking do comportamento negativo e altamente comprometedor. Abraço e obrigado pela participação no Site!
Me chama no Messenger
Te passo meu Whatsapp
Ok! Muito obrigado, João!
Obrigada Edson Costa pela reportagem esclarecedoras. Amigo cada dia é uma loucura diferente as pessoas sabem q fazem errado , mas continuam
Parece uma Série, mas não é. Como referes, Margareth, a cada dia é uma situação nova. O jornalismo é assim. Abraço e muito obrigado pela participação no Site!