O Hospital Santa Casa de Rio Grande negou a realização de um procedimento cirúrgico de urgência em um jovem com fratura no rosto, mas voltou atrás após ser denunciado ao Ministério Público Estadual.

O episódio movimentou a Santa Casa nesta sexta-feira (23) depois que a mãe do rapaz, Rosana Pôrto Gomes Bell, em situação de desespero, resolveu ir pessoalmente ao Ministério Público para pedir ajuda.

ENTENDA O DRAMA

Guilherme Gomes Bell, de 25 anos, foi barbaramente agredido com pedras por um marginal em um campo de futebol na cidade de Bagé, onde mora. O criminoso, preso logo após a agressão, feriu gravemente o rosto e o crânio de Guilherme. Após quinze dias na UTI o paciente foi transferido da Santa Casa de Bagé para Rio Grande, devido à gravidade dos traumatismos de mandíbula e no crânio, pois o hospital de sua cidade não possui o aparelhamento necessário para os procedimentos. Ele chegou, durante a internação, a ser submetido a um procedimento cirúrgico, mas a segunda cirurgia, na face, foi marcada e cancelada pela Santa Casa de Rio Grande quatro vezes “por falta de médico anestesista”, cita a denúncia ao órgão ministerial.

No depoimento, a mãe de Guilherme declarou que nesta sexta-feira o filho chegou a ser levado para a cirurgia, mas um anestesista, cujo nome não soube declarar, conversou com ela e disse que “não iria realizar o procedimento”. Rosana Bell falou  ainda que “a equipe médica está no hospital, mas os anestesistas negam atendimento por falta de pagamento”. Ao Ministério Público, Rosana disse também que o médico de Bagé alertou a família. Ele avisou que Guilherme corre sério risco de ficar com sequelas. O Ministério Público em Rio Grande, além das providências junto ao hospital, orientou a família a procurar a Defensoria Pública Estadual para ajuizar ação individual.

O RECUO

Rosana Gomes Bell, em entrevista ao Site Edson Costa Repórter no final da tarde, disse que minutos antes recebeu telefonema de uma pessoa da chefia da Santa Casa dizendo que a cirurgia será realizada neste sábado (24) pela manhã. Ela apurou que a promotoria informou à Santa Casa sobre a necessidade de realizar o procedimento com urgência. O hospital acabou confirmando a participação de um anestesista no procedimento. Rosana elogiou o atendimento que seu filho vem recebendo no Setor Bucomaxilofacial. O cirurgião Angelo Ozelame fará o procedimento para o rosto de Guilherme Bell voltar a ter movimento. O Hospital Santa Casa não se manifestou sobre o caso.