Em entrevista exclusiva ao Site Edson Costa Repórter no final da tarde desta quinta-feira (22), o chefe da Delegacia da Polícia Federal– PF em Chuí, delegado David Peixoto, revelou detalhes da operação que investiga um grupo criminoso que planejava atentado contra policiais federais.

A ‘Operação Praesidium’ envolveu 30 policiais federais e agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários no cumprimento de três mandados de busca e apreensão em Santa Vitória do Palmar e outro em Rio Grande. A operação é para desarticular um grupo criminoso investigado por planejar atentado contra a vida de policiais federais que atuam no combate ao tráfico de drogas na região sul do estado. A Polícia Federal vem desenvolvendo investigações há cerca de dois meses.

PERG

Conforme o delegado David Peixoto, na Penitenciária Estadual de Rio Grande– Perg da Vila da Quinta foram apreendidos três celulares. Os aparelhos estavam na cela de um dos investigados por envolvimento no grupo criminoso responsável pelo planejamento dos atentados. O delegado revelou que a investigação liga o homem que cumpre pena em Rio Grande a outros que moram na cidade de Santa Vitória. A PF encaminhou os aparelhos apreendidos em Rio Grande para serem periciados, mas o delegado confirmou a ligação do homem, cujo nome não foi revelado, a outros já investigados na região fronteiriça.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa de um morador de Santa Vitória, a Polícia Federal encontrou uma pistola 9mm e 33 munições. Segundo o delegado Peixoto, a arma e a munição estavam escondidas num compartimento na parede da lareira da residência, o que resultou na prisão em flagrante do investigado. O homem já foi investigado em outros inquéritos da PF por tráfico, além de possuir condenação por contrabando e outras implicações também na justiça estadual.

REVELAÇÃO

Ao Site Edson Costa Repórter, o delegado David Peixoto confirmou que há pessoas, alvos da ‘Operação Praesidium’, que já foram investigadas em outras operações envolvendo tráfico internacional de drogas. O nome da operação– ‘Praesidium’ corresponde à palavra latina que significa proteção e da qual também se originou a palavra presídio.

A Policia Federal instaurou inquérito em julho deste ano após receber informações que indicavam conluio entre o detento da Perg e pessoas de Santa Vitória do Palmar com o foco no atentado contra a vida de policiais federais que atuam no combate ao tráfico de drogas. Mais de 100 pessoas já foram presas em operações da PF de 2016 até agora no sul do estado por envolvimento com o tráfico, o que resultou na apreensão de quase três toneladas de drogas.


(Foto: Wilson Rosa da Fonseca)