Abalada pela maior crise financeira e moral em 184 de existência, o Hospital Santa Casa de Rio Grande pediu ajuda à Câmara Municipal. Nesta quarta-feira (28), às 13h15, a cúpula diretiva do hospital em apuros terá reunião fechada com os vereadores no gabinete da presidência do legislativo. O anúncio foi feito na sessão plenária desta segunda-feira pela mesa diretora, após o pedido do vereador André Lemes (PT), presidente da Comissão de Saúde. O vereador, ao justificar seu atraso para o início dos trabalhos da sessão ordinária, anunciou que estava retornando de uma reunião com o presidente e vice da Santa Casa, respectivamente, bispo emérito católico Dom José Mário Stroeher e pastor luterano emérito Ruben Bonato (foto). Da reunião participou também o administrador hospitalar Luciano Ramos Lages, pertencente à empresa paranaense GV Consulting, contratada para tirar o hospital da crise.

DEMANDAS

Conforme relato em plenário do vereador do PT, a cúpula da Santa Casa “apresentou algumas demandas e um pedido de auxílio”. Ficou deliberado que os dirigentes do hospital serão recebidos no gabinete da presidência, às 13h15, e todos os vereadores foram convidados. A empresa GV Consulting fará a apresentação da nova estrutura de gestão implantada. A mesa da câmara assumiu compromisso de reforçar o convite, colocando o lembrete no grupo de aplicativo que reúne os vereadores.

A reunião no gabinete será a portas fechadas, mas no final da tarde, dois vereadores aventaram a possibilidade de pedir à presidência que a conversa seja no plenário, possibilitando o acesso da comunidade ao principal assunto na cidade nos últimos meses, a caótica situação instalada no hospital que atende Rio Grande e outros 22 municípios da região.