O vereador Benito Gonçalves, do PT, fez o mais ácido pronunciamento dos últimos tempos na tribuna da Câmara de Rio Grande, atacando frontalmente o governador Eduardo Leite– PSDB, e o presidente da República, Jair Bolsonaro. As reações foram imediatas. Após defender a separação da Metade Sul do RS do restante do Brasil, bombardeou o governador gaúcho que, segundo ele, “é dez vezes pior que o anterior”. O vereador petista alega que Eduardo Leite transformou o segundo maior dique seco do mundo em depósito de madeiras e nada faz para ajudar no reerguimento do Polo Naval de Rio Grande. Também sobrou para o porto marítimo na fala do vereador. “Então fecha de uma vez o porto de Rio Grande…[palavrão].

Benito Gonçalves criticou ainda as condições das escolas da rede pública estadual em Rio Grande. “Tem escolas que não dá nem para pisar”, acusou. Sobre o movimento separatista da Metade Sul proposto da tribuna, anunciou que “já vai começar a trabalhar a cabeça dos metalúrgicos para saírem às ruas fazendo o movimento”.

Segundo o vereador, Jair Bolsonaro faz acordos para fomentar a indústria naval em alguns lugares, como em Pernambuco e na região do Rio de Janeiro. Criticou a retomada dos trabalhos do setor no RJ pelo governo federal, esquecendo a importância do Polo Naval no município rio-grandino.

“DESGRAÇADO E RETARDADO”

No ataque de fúria, após classificar os integrantes da bancada gaúcha em Brasília de sem-vergonhas, o vereador do PT chamou o governador do Rio Grande do Sul de modelo de capa de revista. “Tu não serves pra nada, a não ser pra capa de revista, desgraçado”, gritou o parlamentar. A fala foi acompanhada em silêncio no plenário.

Benito chamou o presidente Jair Bolsonaro de “louco e retardado”. O vereador do PT, ainda referindo-se a Bolsonaro, disse que “esse cara faz o Hitler se revirar no caixão”. Para concluir sua pesada artilharia, Benito disse que “Bolsonaro não consegue cuidar nem da mulher dele e está cuidando da mulher do presidente da França”.

AS REAÇÕES

Ao Site Edson Costa Repórter, o presidente do PSDB de Rio Grande, João Nóbrega, disse que o partido tomará as medidas que forem necessárias. Solicitou que a secretaria de seu partido pedisse ao legislativo a liberação de cópia da gravação do pronunciamento do vereador. Já o presidente do Partido Social Liberal– PSL em Rio Grande, Ademar Moraes, disse que se não tem solução para o Polo Naval de Rio Grande, a culpa não é do atual governo. Para Moraes, as empresas do Polo Naval de Rio Grande faliram por envolvimento nas investigações da Operação Lava Jato.

O presidente do PSL disse que o vereador tem o direito de não concordar com as ações do presidente, mas considerou um desrespeito com a pessoa de Jair Bolsonaro as citações feitas pelo petista. “Foi um ataque pessoal”, concluiu.


(Foto: Wilson Rosa da Fonseca)