As Unidades Básicas de Saúde de Rio Grande enfrentam falta de vacinas que não foram fornecidas pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde do município fez referência hoje, em nota emitida pelo poder público, a respeito do problema enfrentado por grande parte dos municípios espalhados pelo país. Rio Grande sofre com o desabastecimento da vacina Pentavalente, que garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Também está em falta a vacina DTP, que protege contra o tétano, difteria e coqueluche. A vacina Pentavalente faz parte do Calendário Nacional de Vacinação aos 2, 4 e 6 meses de idade. A DTP é aplicada aos 15 meses e 4 anos, esclarece a autoridade local.

De acordo com o Ministério da Saúde, alguns lotes da vacina foram rejeitados pela Agência  Nacional de Vigilância Sanitária– Anvisa, ocasionado a falta imediata. A fim de evitar essa situação, o laboratório fornecedor está em adaptação para atender as exigências da agência. Já a vacina DTP não vem sendo disponibilizada pelo governo federal por falta de matéria-prima. O Ministério garantiu que tem como meta sanar os problemas com a maior brevidade a fim de normalizar o fornecimento, refere o comunicado emitido hoje pelo município. Ainda conforme a Secretaria da Saúde local, “tão logo o fluxo de envio seja normalizado as unidades serão imediatamente abastecidas”. Diante da situação preocupante, a secretaria informou que se encontra à disposição para maiores informações, através do telefone 3231-3456.