A liberação de diárias para viagens de vereadores teve um capítulo inusitado na sessão ordinária desta quarta-feira (9) com o pedido do fim do benefício na Câmara Municipal mais antiga do RS.

Há muito tempo a concessão de diárias é motivo de polêmica. Agora, o vereador João Dutra Júlio (‘João da Barra’-Republicanos) foi à tribuna três vezes para pedir o fim da concessão de diárias, sem ser aparteado ou contestado.

COMO COMEÇOU

A votação de dois requerimentos ensejou os protestos e uma “aula” do vereador ‘João da Barra’ aos colegas sobre como conseguir verbas e encaminhar os assuntos de interesse da comunidade sem precisar sair da cidade nem utilizar diárias pagas pelos contribuintes. Flávio Veleda Maciel (Solidariedade) e Jair Rizzo (PSB) pediram a formação de comissões especiais para deslocamento à Brasília, com o objetivo de encaminhar assuntos de interesse da comunidade. Foi o que bastou para o vereador do Republicanos afirmar na tribuna que “se comissão especial desse certo, a cidade estaria uma maravilha”.

Em longas explicações nas vezes em que ocupou a tribuna, o vereador disse que hoje se fala, por exemplo, com governador, deputado e outras autoridades via e-mail ou pelo celular. Alfinetou os colegas dizendo que todos os vereadores dispõem de bons celulares pagos com o dinheiro do povo e ele próprio já conseguiu emenda parlamentar sem sair de Rio Grande, usando os meios que a tecnologia oferece para comunicação com as autoridades. Sugeriu, inclusive, a realização de videoconferências usando o aparelho celular, evitando viagens e despesas ao erário. Assim, segundo João, sobrará dinheiro para o município investir na saúde e na infraestrutura urbana. “Essas viagens são desnecessárias e daqui a pouco vamos ter que adquirir um jatinho para chegar mais rápido”, ironizou.

Sugeriu que os vereadores comecem a pensar em economizar o dinheiro do município. ‘João da Barra’ é a favor a empregar os recursos atualmente gastos em viagens na compra de tubulações para as valetas abertas que despejam água nas vias públicas. “Quando chove a comunidade tem que sair de casa com a água pelo pescoço”, disse o vereador, irritado com tantas comissões e viagens onerando o município.

TUDO APROVADO

Apesar dos esforços contrários do vereador, o plenário da câmara aprovou as duas comissões de vereadores para as viagens à Brasília. Na justificativa de voto, o parlamentar foi enfático. “Não posso votar a favor daquilo que é desnecessário”. As comissões propostas para deslocamentos à capital federal foram aprovadas por 15 votos favoráveis e apenas um contrário, o do autor que quer o fim das diárias para viagens.