Uma atração diferente em Rio Grande neste sábado, no Dia da Criança, poderá ser aproveitada pelas famílias de forma gratuita. É a oportunidade para visitação ao Navio Polar Almirante Maximiano, empregado nas missões do Brasil no continente gelado.

O navio antártico da Marinha estará aberto à visitação pública das 14 às 17h30, com acesso pela Estação Naval, na Avenida Honório Bicalho, antigo Portão 9 do Porto. Rio Grande será a primeira escala do navio que segue para a Antártida em mais uma etapa das expedições do Programa Antártico Brasileiro– Proantar. É a 37ª Operação Antártida desenvolvida pelo Brasil no continente gelado.

CARACTERÍSTICAS

Os rio-grandinos poderão conhecer a embarcação que navega num lugar da terra quase intocado pelo ser humano, alto, gelado, isolado, deserto e varrido por ventos intensos. Lá, a velocidade dos ventos pode chegar a 320 quilômetros por hora, segundo dado registrado por uma estação francesa em 1972. Na Antártida, a temperatura chega a 70 °C abaixo de zero. O Navio Polar Almirante Maximiano, com 93 metros de comprimento, é plataforma para a realização de pesquisas. Desloca pesquisadores e auxilia em levantamentos hidrográficos de atualização das cartas náuticas sob responsabilidade do Brasil, país membro da Comissão Hidrográfica da Antártica.

As atividades científicas envolvem pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do país, principalmente em projetos de oceanografia, biologia, geologia e meteorologia utilizando como base, além do próprio navio, os acampamentos estabelecidos na região. São cinco laboratórios a bordo. A embarcação tem um guincho oceanográfico que coleta amostras de água a até 8.000 metros de profundidade. Amostras geológicas são coletadas a uma profundidade de até 10.000 metros.