A circulação de informações envolvendo demissão em massa no Hospital Santa Casa de Rio Grande aumentou nas últimas 72 horas a tensão entre os funcionários. O clima acabou piorando após as recentes demissões de pelo menos quatro responsáveis por setores de ponta do hospital. As demissões foram comemoradas por muitos funcionários, especialmente as da área de Engenharia e Administração adjunta do hospital, mas preocupou boa parte do quadro funcional, que teme a deflagração do que foi apelidado de “operação degola” na entidade.

Com exclusividade ao Site Edson Costa Repórter, o diretor da GV Consulting, responsável pela gestão da Santa Casa, tratou de descartar uma demissão em massa de empregados do complexo responsável pelo atendimento de Rio Grande e mais 23 municípios na região. Newton Elias Gonçalves disse que as demissões ocorridas foram poucas e pontuais até o momento, mas não negou que “o reordenamento de chefias tende a continuar”.

FRASE EMBLEMÁTICA

O diretor Newton Gonçalves também não se esquivou de aprofundar sua fala ao Site sobre o árido tema demissões no complexo. “Precisamos adaptar as pessoas ao hospital e não o hospital às pessoas”disparou.  Gonçalves confirma que a direção está realizando um estudo aprofundado da situação visando adaptar o hospital à realidade de seu funcionamento, levando em conta o porte da entidade e a abrangência de seus serviços. “Poderão, sim, ocorrer outras demissões”. Contudo, o diretor ressalta não ser possível apontar no momento quantos colaboradores poderão ser dispensados, dentro da necessidade de redução de custos e adequação ao novo formato da entidade. Reforçou que o levantamento geral em andamento precisa avançar, para só depois poder precisar números. Deixa claro que as mudanças implantadas e outras que se seguirão após a conclusão do levantamento, têm como foco a qualidade no atendimento aos pacientes.