O governo do Estado está colocando à venda, no mês de novembro, um rebocador marítimo que era utilizado em operações de apoio a balizamentos e dragagens. A embarcação pertence à Superintendência de Portos do RS e está ancorada nas dependências do Estaleiro Naval de Triunfo.

Rebocador Itu

Ao Site Edson Costa Repórter, Flávio Lackmann, do Setor de Patrimônio do órgão em Porto Alegre, informou que o Rebocador Itu (foto) será colocado a leilão por lance mínimo de R$ 1 milhão no dia 19 de novembro. A embarcação faz parte de um grupo de rebocadores construídos pelo Estaleiro Ebin do Rio de Janeiro, em 1976. Lackmann informou ainda que uma pesquisa determinou um valor de R$ 7 milhões e meio para um rebocador do mesmo porte do Itu. A comparação feita é com o Rebocador Cabedelo, pertencente à Companhia Docas do Rio Grande do Norte. Conforme edital lançado pela Subsecretaria da Central de Licitações (Celic), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, o rebocador tem peso líquido de aproximadamente 140 toneladas e 28 metros de comprimento.

O leilão público, tipo maior lance, está marcado para iniciar às 15 horas do próximo dia 19, na sede da Celic, junto ao Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. A responsabilidade da entrega e controle da retirada do rebocador arrematado ficará a cargo da Superintendência dos Portos do RS. O Rebocador Itu está exposto à visitação de segunda a sexta-feira, em dias úteis, no Estaleiro Naval em Triunfo.