O Site Edson Costa Repórter teve acesso na tarde desta sexta-feira (8) a todas as dependências do Hospital Psiquiátrico de Rio Grande, há alguns meses sob ameaça de fechamento após decisão judicial de colocar o prédio para ser leiloado.
Além da decisão judicial, o quadro acabou se complicando com as declarações sobre o iminente fechamento, feitas pela antiga administração e por uma empresa que tentou assumir o complexo hospitalar Santa Casa de Rio Grande. A situação motivou, inclusive, uma notificação ao Ministério Público Federal por parte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul– Simers. O sindicato, ao dar ciência às autoridades da gravidade da situação, advertiu que o fechamento da unidade representaria o caos na assistência psiquiátrica pública da região, pois a entidade atende pacientes de vários municípios. O fechamento também causaria significativo dano ao atendimento de dependentes químicos em Rio Grande e região.
Na próxima semana, o Site dedicará amplo espaço ao assunto. O administrador do Hospital Santa Casa de Rio Grande, Luciano Ramos Lopes, tranquilizou a comunidade. Ele colocou fim às especulações sobre eventual intenção da empresa GV Consulting, que dirige o complexo Santa Casa, de encerrar as atividades da unidade psiquiátrica.
Veja abaixo a declaração do administrador:
Ótima decisăo. O hospital psiquiátrico, se extinto, deixaria no abandono muitos pacientes.
Agradecido pela participação no Site, Vera! Participe sempre.
Se isso acontecesse seria um caos. Sabia decisão..
Agradecido pela participação no Site, Luisa! Participe sempre.