Site Edson Costa Repórter teve acesso na tarde desta sexta-feira (8) a todas as dependências do Hospital Psiquiátrico de Rio Grande, há alguns meses sob ameaça de fechamento após decisão judicial de colocar o prédio para ser leiloado.

Além da decisão judicial, o quadro acabou se complicando com as declarações sobre o iminente fechamento, feitas pela antiga administração e por uma empresa que tentou assumir o complexo hospitalar Santa Casa de Rio Grande. A situação motivou, inclusive, uma notificação ao Ministério Público Federal por parte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul– Simers. O sindicato, ao dar ciência às autoridades da gravidade da situação, advertiu que o fechamento da unidade representaria o caos na assistência psiquiátrica pública da região, pois a entidade atende pacientes de vários municípios. O fechamento também causaria significativo dano ao atendimento de dependentes químicos em Rio Grande e região.

Na próxima semana, o Site dedicará amplo espaço ao assunto. O administrador do Hospital Santa Casa de Rio Grande, Luciano Ramos Lopes, tranquilizou a comunidade. Ele colocou fim às especulações sobre eventual intenção da empresa GV Consulting, que dirige o complexo Santa Casa, de encerrar as atividades da unidade psiquiátrica.

Veja abaixo a declaração do administrador: