Desde ontem está correndo o prazo de 48 horas para a direção da Santa Casa de Rio Grande esclarecer formalmente as circunstâncias do acidente com o elevador de carga que atingiu de forma violenta uma funcionária do hospital. A técnica de enfermagem foi prensada pelo elevador de carga quando colocava uma caixa no interior do equipamento. O secretário da Saúde do município, Maicon de Barros Lemos, em entrevista ao Site Edson Costa Repórter confirmou terem sido adotadas três medidas em relação ao fato. A secretaria pediu a apuração dos fatos à direção da Santa Casa poucas horas depois do acidente ocorrido na noite da última sexta-feira (22). “Todas as formalizações à direção do hospital aconteceram ontem, primeiro dia útil após a ocorrência”, disse Lemos.

VIGILÂNCIA ESTADUAL

Também foi expedido ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde, que faz a fiscalização dos hospitais, um comunicado, para que o organismo do governo gaúcho acompanhe a ocorrência. Desde o ano 2000, todos os agravos relacionados à Saúde do Trabalhador devem ser notificados no RS, de forma a permitir a configuração de um diagnóstico dos riscos à saúde relacionados ao trabalho. É o caso do acidente ocorrido com o elevador de carga que atingiu a funcionária da Santa Casa de Rio Grande.

Outra medida tomada foi o acionamento da Vigilância Municipal. Conforme o secretário Lemos, o organismo local de Vigilância não tem ingerência sobre a questão hospitalar, mas a orientação foi a de acompanhar as ações desenvolvidas pela Vigilância Estadual sobre o acidente. “Tudo isto é no sentido de esclarecer o ocorrido”, sublinhou. A 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Pelotas, recebeu nas últimas horas um relato de todas as medidas tomadas pelo município de Rio Grande em relação ao caso. A Coordenadoria passou a monitorar o caso. O administrador da Santa Casa, Luciano Ramos Lopes, resolveu não falar mais sobre o assunto, esperando definições no campo técnico sobre o ocorrido.

TRANSPARÊNCIA

A funcionária, de 39 anos, continua internada, realizando exames e tratamento para a sua recuperação. O presidente da Santa Casa, bispo emérito Dom José Mário Stroeher, garante que a técnica de enfermagem está se recuperando bem. Antes do acidente, o diretor Newton Gonçalves da empresa GV Consulting, que faz o gerenciamento da Santa Casa, garantiu que o regime de trabalho no hospital é de total transparência. O Site Edson Costa Repórter pediu formalmente à administração do hospital uma cópia do laudo técnico sobre o acidente.